Pianista, compositora, escritora e educadora. Nascida em 1937, em Franca, SP, Meyre deu seus primeiros passos na música aos nove anos, quando começou a estudar piano.
Foi aluna da Professora Alayde Gonçalves de Sousa Brito que a preparou para o prestar concurso para o Conservatório Brasileiro de Música. Aprovada, estudou com a Professora Roberta Gonçalves de Sousa Brito, sendo desta ocasião sua primeira composição – “Meu Sonho”. Aos vinte e três anos concluiu o curso e realizou seu sonho: ser pianista.
Poucos anos depois, escreveu suas primeiras peças musicais dedicadas aos pequenos pianistas: “Valsinha do Vovô”, “Valsinha da Boneca”, “Marcha dos Anõezinhos” e “Passeio dos Coelhinhos”.
Inspirada pela Professora Yara Dias dos Santos com quem estudou “Linguagem da Música” no Conservatório de Música de Bonsucesso, compôs várias músicas, dentre elas: “A Velha Cantiga” e “Chorinho Alegre”, seu primeiro chorinho. Seus “Estudos Polifônicos” foram escritos durante os cursos “Contraponto e Fuga” e “Composição”, ministrados pela Professora Virgínia Salgado Fiúza.
Na década de 1990, estudou com os professores Yan Guest, Jeff Gardner e Flávio Paiva integrando os domínios conceituais da música erudita aos da música popular.
Apaixonada pela educação, há mais de sessenta anos dedica-se a ensinar música. Em 1995, fundou o Curso de Música Meyre Brum em Itaipu, cidade de Niterói, onde crianças, jovens e adultos aprendem com suas composições e métodos, dentre eles, “Brincar e Aprender Música”. Aos professores do Ensino Básico, de diversas cidades do Brasil, ministrou “Oficinas de Musicalização” onde compartilhou suas ideias e saberes, transcritos nos livros de sua autoria: “Musicalização Infantil” e “Flauta Doce por Imitação”.
Possui um amplo acervo autoral composto por músicas para piano e iniciação musical, livros de musicalização infantil e métodos para ensino de linguagem da música, teclado e flauta doce. Suas composições são adotadas em Conservatórios e Escolas de Música no Brasil e também são ensinadas nos Estados Unidos da América, onde obteve registro no NFMC – National Federation of National Clubs.
Sua biografia integra o livro “Nós, as Mulheres (notícias sobre as compositoras brasileiras)”, escrito por Eli Maria Rocha que destaca as contribuições de 174 compositoras à bagagem musical brasileira.
Em março de 2023, lançou sua autobiografia “A Força de um Talento” no Theatro Municipal de Niterói, onde, na mesma ocasião, lançou o álbum de músicas autorais “O tempo e as minhas canções” que se encontra disponível nas principais plataformas de streaming. Ainda em 2023, lançou “Carrossel das Cirandas – Livros 1 e 2” – com arranjos facilitados das principais músicas do folclore brasileiro.
Atualmente, aos 87 anos de idade, segue envolvida em vários projetos: leciona piano e musicalização infantil na sua Escola de Música, em Itaipu; às 18h de segunda-feira se apresenta ao vivo em sua Live no Facebook (projeto iniciado no início da pandemia, ,já tendo realizado 153 apresentações) e prepara suas composições para o lançamento da “Coleção Meyre Brum para Piano”, na qual 176 músicas autorais serão editadas.