O jornalista e sambista Sérgio Soares é um dos compositores do samba da Acadêmicos de Niterói, que ganhou o inédito título da Série Ouro do Rio de Janeiro. Conhecido compositor e instrumentista, com o nome artístico de Soares do Cavaco, pela primeira vez, uma composição de sua autoria chega à Marquês de Sapucaí, palco maior do mundo da folia.
A Acadêmicos de Niterói, agremiação oriunda do Largo da Batalha, conquistou o inédito título da Série Ouro com o enredo ‘Vixe Maria’, assinam o samba enredo Soares do Cavaco, Totonho, Julio Pagé, Osmar Fernandes, Gabriel Machado, Mano Gaspar, Marcelinho Santos, Romeu d’Malandro, Edu Casa, Leme Cavaco e Flavinho Avellar.
Serginho, como é carinhosamente conhecido, sempre esteve ligado ao samba como compositor e jornalista na cobertura do desfile e das ligas da cidade, que considera suas duas grandes paixões.
Nascido e criado no Centro de Niterói, uma das coisas que mais o fascinava na infância eram os desfiles das escolas de samba, na década de 70, na Avenida Amaral Peixoto. Serginho lembra de sua casa na Rua General Andrade Neves, com uma vida difícil mas seus pais colocando-os para estudar no Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho, escola pública da região. “Durante o ano, contava nos dedos a época em que podia admirar as escolas passando, como um sonho de menino a se realizar”, ressalta Sérgio.
A música sempre esteve presente na família dele, que herdou o talento musical do pai e da mãe, Cláudio e Eunice Martins, dois funcionários públicos que complementavam a renda familiar tocando em eventos por Niterói. Sérgio, com apenas 8 anos, viu seus pais vencerem o Festival da Canção realizado pela antiga Enitur, antiga empresa de Turismo de Niterói (Neltur), com músicas temáticas e alusivas à Niterói, para celebrar os 400 anos da cidade. Emocionado, ele recorda que a TV Tupi, recebeu seus pais ao vivo, para apresentar a canção campeã. Foi uma emoção muito forte”, destaca.
Com passagens pelo O Fluminense, O Dia, Jornal do Brasil, e assessorias de imprensa de órgãos públicos e empresas privadas, entre elas, as Prefeituras de São Gonçalo e Rio Bonito. Há 15 anos, é Chefe de Reportagem de ‘São Gonçalo’.
Na música, lembra que um dos grandes incentivadores foi o violonista, guitarristas e cantor Mauro Costa Júnior, filho do jornalista Mauro Costa. “Mauro tem uma participação marcante na minha vida, pois com ele, comecei a fazer shows pela cidade, gravei minha primeira música pela Selo Niterói, no fim da década de 80. Além do Impulso musical, Mauro, que também é jornalista, conseguiu para Sérgio o seu primeiro estágio na imprensa, no extinto Jornal ‘Sete Dias’. ‘Tanto no jornalismo e na música, nunca mais parei. “Tenho planos de lançar um livro com minha história e fazer chegar ao público novos lançamentos musicais pela Gravadora Digital Propulse Records, onde também faço produções artísticas”, concluiu.
Serginho continua como Chefe de Reportagem do jornal O São Gonçalo e foi o responsável pelo resgate este ano do bloco Filhos da Pauta, que reuniu um expressivo número de jornalistas e já começou os preparativos para 2026