O premiado monólogo “Nasci pra ser Dercy”, estrelado por Grace Gianoukas e escrito e dirigido por Kiko Rieser, terá três apresentações no teatro Gay Lussac, em São Francisco, Niterói, nos dias 15/3 (sábado), 16/3 (domingo) e 23/3 (domingo). O espetáculo presta uma homenagem a Dercy Gonçalves, uma das maiores atrizes do século 20. Desde a estreia, há dois anos, o espetáculo é enorme sucesso de crítica e público – visto por mais de 40 mil pessoas – por todas as cidades em que passa com sua turnê nacional.
Com voz de Miguel Fallabela, o monólogo destaca Darcy, que rompia barreiras e criou uma marca de ser Darcy no teatro e na comédia.
Grace Gianoukas foi vencedora dos prêmios SHELL e APCA de melhor atriz (2024), I Love PRIO do Humor, de melhor performance, e Kiko Rieser vencedor do Prêmio Bibi Ferreira (2023), na categoria Melhor Dramaturgia Original, por “Nasci pra ser Dercy”.
O espetáculo, produzido pela Ventilador de Talentos, ainda foi indicado ao Prêmio Cenym de melhor monólogo, e prêmio Miguel Arcanjo, melhor direção, peça e atriz.
Dercy Gonçalves
Dercy Gonçalves faleceu há 17 anos, aos 101 anos, sem que jamais tenha havido nos palcos brasileiros uma peça que a homenageasse. Até agora!
O texto busca unir o apelo popular e o carisma de Dercy através de uma profunda pesquisa, a peça mostra a importância, muitas vezes ignorada, da atriz para o teatro brasileiro e para a liberdade feminina, bem como sua inquestionável singularidade.
A atriz se consagrou como vedete do Teatro de Revista, mas sua maior contribuição ao nosso teatro se deu ao levar essa expertise para a comédia popular, que ela revolucionou inteiramente, trazendo textos fundamentais para o Brasil e instaurando uma nova forma de interpretar, que rompia com todos os padrões e inaugurou em nossos palcos uma representação genuinamente brasileira. Amada por quase todo o país, Dercy Gonçalves é uma figura largamente reconhecida, mas pouco conhecida de fato.
SERVIÇO
‘Nasci pra ser Dercy’
Local: Teatro GayLussac – Rua Coronel João Brandão, 87 – São Francisco – Niterói/RJ
Datas: 15, 16 e 23 de março
Horário: sábado, às 20h; domingos, às 18h
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$ 120 (inteira); R$ 60 (meia, de acordo com a lei de meia entrada)
Informações e vendas: https://ventiladordetalentos.com.br e/ou https://bileto.sympla.com.br/event/103580
bilheteria física, no próprio Teatro, nos dias das apresentações a partir das 16h
Duração: 80 minutos
Capacidade: 200 lugares, sendo 4 reservados a PCD
Crédito fotográfico: Heloísa Bortz