O estudante Fernando Santa Cruz será homenageado nesta quarta-feira, dia 11/12, 18h, na Faculdade de Direito da UFF por familiares e amigos. Ele foi morto pelo regime militar instaurado em 1964. Neste dia será instalada a tela da artista plástica niteroiense Alessandra Simplicio com a imagem do ex-estudante da UFF.
Fernando Santa Cruz já teve aprovado o título de bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da UFF. Está em análise pelo Conselho Universitário da UFF a proposta do professor da UFF Manoel Martins de concessão do título, post mortem, de Doutor Honoris Causa.
No evento, também será lançado um manifesto de ex- dirigentes do DCE em repúdio à tentativa de golpe contra o presidente Lula e contra a anistia aos golpistas.
O professor da UFF Manoel Martins, que ingressou como estudante em 1977, conta que “o centro acadêmico do Direito da UFF nesta época tinha sido fechado e reaberto por estudantes que apoiavam o regime, logo após o sequestro e morte do Fernando Santa Cruz. O ambiente era de terror… Tínhamos um grupo de oposição que era apoiado pela direção do DCE, onde nos reuníamos. Na Faculdade de Direito era impossível. Em 1980, quando era representante do DCE no Conselho Universitário, propusemos que o prédio do DCE passasse a se chamar FERNANDO SANTA CRUZ. A direita no Conselho argumentava que não podíamos dar o nome de prédio público a pessoas vivas, e não havia atestado de óbito dele.”
A artista plástica Alessandra Simplicio conta que pintou o retrato “para ser dado à família como um presente do conjunto dos UFFsaurus em 2019. E sendo, nesta homenagem, fixado permanentemente na Faculdade de Direito, acho que nos sentiremos representados. Será uma honra e teremos a presença de vários de nós lá.”