A Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur-RJ) e a TurisRio avançaram em mais uma ação de promoção turística dos destinos fluminenses. Desta vez, o mercado norte-americano é o foco das atividades de promoção do Rio, que começou por Nova York, no dia 5/12 e se encerra em Miami, no próximo dia 9 de dezembro.
O evento é voltado para agentes e operadores dos dois mercados em uma ação, que conta com o apoio da American Airlines e do Consulado Brasileiro.
O secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, e o presidente da TurisRio, Sergio Ricardo de Almeida, reuniram-se com agentes e operadores de turismo de Nova York para apresentar atrativos e destinos com amplo potencial de atração. A ação contou com a apresentação da American Airlines, detalhando os novos voos entre os dois mercados. Uma importante reunião com a Associação de Operadores Turísticos dos EUA (USTOA, em inglês) foi o primeiro passo para uma parceria com a entidade, que deve se concretizar no início de 2025.
Os Estados Unidos é o terceiro país que mais emite turistas internacionais ao Rio de Janeiro.
Em sua apresentação, Tutuca destacou novos roteiros e possibilidades de experiências turísticas aos profissionais americanos, além de destacar a aprovação do Projeto de Lei do Tax Free, um programa de reembolso de impostos (ICMS), em forma de cashback, em compras feitas por turistas estrangeiros, durante a viagem ao Brasil. Recentemente, o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do RJ e agora segue para sanção do Governador Cláudio Castro.
A estimativa é que a lei já esteja funcionando nas férias de julho de 2025. Quando estiver funcionando em sua plenitude, os valores podem passar de US$ 212 milhões para US$ 411 milhões anuais, o que representaria um impacto superior a R$ 2 bilhões na economia, segundo levantamento do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Análises do Rio de Janeiro (IFEC RJ).
Tax Free é um novo capítulo para o turismo no Rio de Janeiro, uma conquista histórica para o estado. Estamos batendo recordes na chegada de turistas internacionais. Até outubro, já recebemos mais de 1,2 milhão de visitantes estrangeiros. O Tax Free é mais um atrativo, fomentando uma experiência de compra diferenciada para nossos visitantes estrangeiros – explica Tutuca