A solidão do poder
Depois do segundo turno das eleições, começa o terceiro tempo com as disputas e acordos de cargos. É a fase da transição. Os tempos pouco mudam nesta entressafra do poder. Despedidas, gavetas liberadas e disputas por mesas. Parece que tudo não passa de mudanças de mesas.
O secretariado já não está tão próximo e nas inaugurações poucos aparecem, a gasolina começa a faltar e até o cafezinho some das salas do poder.
O presidente, o governador ou o prefeito vivem a solidão do poder nas despedidas de suas gestões.
Rodrigo e a Segurança
O prefeito eleito Rodrigo Neves está na Universidade de Columbia, à convite do Instituto Comunitas, participando de seminário sobre Segurança Pública com destacados gestores e especialistas em segurança.
Antes de assumir o cargo, Rodrigo já começa colocar em prática sua promessa de melhorar a segurança de Niterói. Lembrando que foi ele quem implantou o Niterói Presente na cidade.
Axel na Conferência da ONU
O Prefeito de Niterói, Axel Grael, está em Baku, no Azerbaijão, representando os prefeitos de todo o País na Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas, a COP-29. Vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Grael se encontrou com o vice-presidente Geraldo Alckmin e com o governador do Pará, Helder Barbalho. Muitas conversas sobre a COP 30, que acontecerá no próximo ano em Belém (PA). Axel, que está deixando Niterói com quase 60% de áreas protegidas e vários parques inaugurados, assume cada vez maios o protagonismo ambiental.
Ainda há realeza
O Brasil, em plena era republicana, que começou há 135 anos, perdeu seu Príncipe Imperial, Dom Antônio de Orleans de Bragança, aos 74 anos. Ele era um dos 12 filhos do Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança e de Dona Maria Baviera.
Encontro de eleitos do Cidadania
O presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt, reuniu os prefeitos e vereadores eleitos no RJ, para agradecer o desempenho de todos nesta recente eleição.
O Cidadania elegeu quatro prefeitos, um vice-prefeito e 41 vereadores no Estado do Rio. Foram eleitos os prefeitos: Bernard Tavares, de Carapebus; Valmir Lessa, de Conceição de Macabu; Fabinho, de Iguaba Grande e Welberth Rezende, de Macaé. O vice-prefeito eleito do Cidadania foi Borginho de Carapebus.
“O Cidadania tem antes de tudo o compromisso com a democracia, com a gestão de qualidade e a ética. Essa eleição demonstrou que o nosso trabalho está resultando positivamente, mas temos ainda muitos desafios”, completou, Comte Bittencourt.
Na ocasião, foi homenageada Jane Castro pelo seu trabalho voltado para o interior do Estado do Rio de Janeiro no Cidadania.
Uma homenagem merecida!
Na Câmara, também há disputa
A Câmara de Vereadores começou cedo sua ebulição para o próximo mandato. O vereador mais votado Douglas Gomes ensaiou ser presidente do Legislativo massa não é votação do vereador que determina escolha do novo presidente da Câmara.
Há especulações de que Renato Carrielo (PDT) pode vir a ser candidato. Já o atual presidente, Milton Cal (União) reuniu um expressivo número de vereadores num almoço que garante sua reeleição.