O ex- vereador Luis Roberto Silveira Saad, o Beto Saad, candidata-se ao Guiness por sua história política, através de seus mandatos de vereador,o que vai acontecer pela terceira vez. Em 2016, foi vereador por 4 meses, em 2019, por 7 meses e, agora, em 2024, toma posse nesta segunda-feira, dia 4-11, e fica no Legislativo por dois meses, talvez, o único caso no País em que um vereador exerce seu mandato por 60 dias. Beto, alem de vários projetos, desenvolveu um exemplar trabalho como Secretário Municipal do Idoso.

Em relação a tempo de mandato, um caso emblemático foi do vereador, jornalista e militante comunista Moacir Longo. Na noite de 31 de março de 64, data da ditadura militar, a Câmara municipal de São Paulo, no Vale do Anhangabaú, estava apreensiva com a Ditadura e a certeza de que Longo seria preso caso o golpe acontecesse. Consumado o golpe, os militares ameaçavam invadir a Câmara e o Presidente da Casa bolou um plano para tirar alguns vereadores, entre eles o vereador Longo.

Moacir Longo pediu licença do cargo e não mais retornou. Ficou apenas três meses no exercício do mandato. No entanto, foi preso e torturado pela Ditadura militar.

Há tantas outras histórias de suplentes. Os casos maios comuns são os conflitos de poder. Quem é o titular do mandato, normalmente, por alguma razão ter que sair do mandato, exige manter seu gabinete com todos os cargos ou a maioria deles. Sempre dá problema.

Retornando a família Saad, o filho de Beto Saad, Michel Saad Filho (Podemos), um jovem de 28 anos, foi eleito vereador e assume dia 1º de janeiro na Câmara de Niterói. Advogado, já trabalhou na Coordenadoria de Defesa do Consumidor. Foi Superintendente do Instituto de Pesos e Medidas e Secretário do Idoso Niterói. Um jovem que conquistou uma geração da elite de advogados da OAB, inclusive um conhecido e histórico militante comunista da cidade.

A saga da família na política começa com o avô de Michel Saad Neto, o respeitado jurista Michel Saad, quase centenário, deputado estadual por duas vezes e o mais votado pelo PTB . Michel se tornou uma referência na área jurídica. Foi secretário na administração do prefeito Waldenir de Bragança e um dos homens fortes do Secretariado de Jorge Roberto Silveira, conhecido como o cérebro jurídico do Governo.

 

Legenda imagem de capa: Beto Saad, o pai, Michel Saad, o avô e Michel Saad Neto