O vereador Adriano Boinha homenageou duas pessoas que se destacam no cenário cultural da cidade. A jovem Ana Machado, presidente do Movimento Cultural Darcy Ribeiro de Niterói e vice -presidente estadual recebeu a Medalha Dr. José Clemente Pereira, que é conferida a personalidades que contribuem ou contribuíram para o engrandecimento sociocultural e do progresso de Niterói.
Antonio Carlos De Caz, reconhecido e premiado diretor e ator de Niterói, além de professor, recebeu a Medalha Leila Diniz, que é entregue a personalidades da cultura e da arte , que se destacam ou se destacaram como artistas, produtores, pesquisadores em qualquer segmento da criação artística.
Ana Machado mostrou sua capacidade de liderança e sensibilidade artística no resgate de atividades literárias e de cultura da Biblioteca Parque de Niterói.
Foram dezenas de atividades e projetos implantados no local como: ocupação cultural do 12° Batalhão de Niterói e atividades integradas de cultura e segurança pública, Semana Abdias do Nascimento e homenagens a Darcy Ribeiro. Foi responsável pelos núcleos de artes urbanas , em especial rodas de rima em cooperação com a Coordenadoria de Juventude e Galeria Urbana.
Ana organizou, também, a primeira pesquisa de resgate de memórias do bairro Engenho do Mato, a primeira celebração do Carimbó (dança do Pará) do “Meu Brasil” em Niterói, e inédita comemoração de aniversário da cidade em seus 450 anos no bairro do Engenho do Mato, através do eixo de Cultura.
Antonio Carlos de Caz se destacou como ator em várias peças em que atuou. Recebeu prêmios de melhor ator em vários festivais nacionais e estaduais. Com uma posição crítica e ideologicamente progressista, sempre esteve presente nos movimentos culturais da cidade em defesa de um teatro de qualidade e apoio aos artistas locais.
Participou da criação da Associação dos Trabalhadores de Artes Cênicas de Niterói, do Fórum e Arte Cênicas de Niterói e foi colunista de teatro de O Fluminense.
Legenda das imagens: O vereador Adriano Boinha entregou a Ana Machado a Medalha Dr. José Clemente Pereira e a Medalha Leila Diniz a Antonio Carlos de Caz