Dois anos antes de falecer, Jacob do Bandolim lançou aquele que é considerado o mais importante álbum da sua discografia. “Vibrações” até hoje é reverenciado como um marco na história do choro e da música instrumental brasileira. Para muitos esse é considerado o momento em que Jacob atinge o auge da sua maturidade musical em suas interpretações.
Com 12 faixas, o disco apresenta obras de Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Luiz Americano, Juventino Maciel, Fon-fon e do próprio Jacob, sendo algumas inéditas e algumas releituras, que se onsagraram quase como uma forma obrigatória de se tocar. Nos acompanhamentos, o tradicional conjunto Época de Ouro, formado por Dino 7 Cordas, Paulo Cesar Faria, Carlinhos Leite, Jonas Silva, Gilberto D’Ávila e Jorginho, apresenta um trabalho quase que camerístico, rico em detalhes que são perceptíveis graças à excelente qualidade de gravação para os padrões da época,tornando “Vibrações” um disco estudado até hoje por músicos Brasil afora.
O “Clube do Choro de Niterói” é um movimento criado com a idéia de incentivar a disseminação deste que é considerado o primeiro gênero musical urbano brasileiro. Sua fundação ocorreu em 28 de janeiro de 2013 com a presença dos músicos Paulinho Bandolim (bandolim), Leo Fernandes (violão de 7 cordas), Felipe Reis (violão), Diogo Barreto (pandeiro), Phelipe Ornellas (cavaquinho), Eduardo Jones (cavaquinho), Marcílio Lopes (bandolim), Wellington Krepke Duarte (violão de 7 cordas) e Denise Coimbra.