A influência da Inteligência Artificial(IA), aprendizado de máquina e inteligência de negócios na formação de estratégias de marketing digital têm impressionado como potência ainda desconhecida e um tanto enigmática.
Para apresentar alguns pontos importantes do cenário digital na atualidade, o professor e analista de dados Renan Perez, formado pela ESPN, aborda alguns tópicos desta cultura da web e visão, para uma melhor comprensão do setor na atualidade.
A integração de tecnologias como inteligência artificial (IA), machine learning e business intelligence (BI), geraram um impacto profundo nos serviços de marketing digital e nas estratégias adotadas pelas empresas. A IA permitiu segmentação sofisticada de clientes, análise preditiva e personalização, resultando em estratégias de marketing mais refinadas e eficazes.
Os modelos de aprendizado de máquina, ajudam a direcionar os esforços de marketing, utilizando os dados existentes para determinar os canais mais ideais para atingir as metas e podem até automatizar campanhas de marketing. Quanto às ferramentas de Business Intelligence, elas fornecem insights orientados por dados que ajudam a entender o público, identificar tendências no comportamento do cliente, medindo a eficácia das campanhas de marketing em todos os canais.
Espera-se que o futuro do marketing se concentre no foco no cliente, personalização e considerações éticas, com a análise de dados desempenhando um papel crucial na entrega de experiências personalizadas. A Sustentabilidade e práticas éticas estão se tornando componentes essenciais das estratégias de marketing, à medida que os consumidores priorizam marcas ecologicamente corretas e socialmente responsáveis.
A integração dessas tecnologias requer uma abordagem proativa de profissionais e empresas para se adaptar ao cenário de marketing em mudança e às preferências do consumidor. Ao alavancar ferramentas de IA, aprendizado de máquina e BI de forma eficaz, as empresas podem adaptar suas estratégias para atender às necessidades e expectativas em evolução de seu público-alvo.
Confira a entrevista:
1. Como você acha que a inteligência artificial (IA) impactou os serviços de marketing digital nos últimos anos?
R:. Os serviços de marketing digital fornecem recursos e dão às empresas benefícios que ocorrem na web. Além disso, as iniciativas de web marketing e digital trazem oportunidades para que as que marcas se tornem referência para o mercado, fazendo uma marca reconhecida, com crescimento de vendas.
2. Você notou alguma mudança específica nas estratégias de marketing das empresas devido à implementação de tecnologias de machine learning?
R:. Sim, claro. Existem muitas mudanças. Com o Machine Learning, se faz varias estratégias de marketing digital.
3. Na sua opinião, como a utilização de softwares de business intelligence influenciou na efetividade das campanhas de marketing digital?
R: Os benefícios de usar BI no marketing digital são de alguma forma, resumindo: conheça o seu público, encontre tendências no comportamento do cliente, meça a eficácia dos esforços de marketing.
O BI fornece os insights orientados por dados que as empresas precisam para o processo de marketing. As ferramentas de BI podem ajudar as empresas a entenderem seu público, a encontrar tendências no comportamento do cliente e medir a eficácia dos esforços de marketing em todos os canais.
As campanhas de marketing digital podem ser aprimoradas e acompanhadas em ferramentas de software de análise para verificar essas métricas para qualificar o desempenho das campanhas.
O marketing de conteúdo criado em qualquer canal de mídia social pode ser capturado em ferramentas de gerenciamento de conteúdo, com a opção de serem atualizadas e republicadas por procedimentos manuais ou mesmo os automáticos para economizar tempo.
Esse conteúdo, uma vez criado e compartilhado nos canais, pode ser contado com os recursos do software de BI, e tem a possibilidade de ser habilitado para crescer de forma consistente com as campanhas publicitárias, motivando esforços para novos conteúdos publicados para segmentos de público interessados.
Operando com os recursos do software, poderia permitir ser promovido para aumentar a consistência para publicar publicidade e revelar insights sobre os concorrentes.
4. Que papel você acredita que esses novos recursos e tecnologias desempenham na formação do futuro do marketing digital?
R: Boa pergunta, espera-se que as rápidas inovações tecnológicas do ambiente de negócios moderno e a evolução das preferências dos consumidores tenham um impacto significativo no cenário de marketing futuro. Espera-se que uma maior ênfase no foco no cliente e que uma personalização caracterize esse ambiente. É aqui que os dados e as análises entrarão em jogo, permitindo que as marcas personalizem seus serviços, produtos e comunicações de acordo com as necessidades e preferências exclusivas de cada consumidor.
O papel da IA e do aprendizado de máquina na análise do comportamento do consumidor fornece experiências altamente personalizadas e relevantes, isso será importante. Sustentabilidade e considerações éticas também devem se tornar pilares das estratégias de marketing.
Os consumidores modernos estão cada vez mais preocupados com as consequências ambientais e sociais das suas compras e preferem empresas que pratiquem estratégias empresariais amigas do ambiente e socialmente responsáveis. Isso revela que as marcas que adotam práticas éticas e de sustentabilidade e as comunicam abertamente, têm maior probabilidade de ganhar a confiança do consumidor.
5. No geral, como você descreveria o cenário atual do marketing digital com a integração de ferramentas de IA, aprendizado de máquina e business intelligence?
R- Acho que é exatamente isso que ainda respondo. As tecnologias de poder influenciaram os mercados digitais e não digitais atingidos por altos impactos que ocorreram nos cenários de marketing digital.
Não é de instantes que essa tecnologia vem mudando completamente o meio ambiente, causando consequências que estão afetando a todos nós. Profissionais, estudantes, empresas de qualquer mercado, estão sendo contemplados com esses avanços tecnológicos nas atividades econômicas. Mas, o comportamento dos consumidores, apesar desses efeitos, deve ser de avaliar, conhecer essa complexidade e adotar mecanismos para tornar as coisas melhores.
A integração entre estas ferramentas foi realizada como parte desse processo que está à frente dos comportamentos humanos, quando estamos usando essas ferramentas no trabalho ou em casa e nas escolas de nossos filhos. Essa é a mesma condição para todos nós, é como suas tecnologias se apresentam, como algo necessário.
Sua formação:
Renan Perez tem proficiência em Marketing Digital com experiência em Análise de Dados, Gestão de Marketing Digital e Desenvolvimento Web.
Analista de dados e de campanhas de publicidade em canais de Mídia e nas plataformas e ferramentas de gestão publicitária, destacando Google Ads, Meta Ads e LinkedIn Ads, ajustando-as conforme necessário para otimizar os resultados e retorno para o investimento. Conhecido pela vasta cultura em empreendimentos virtuais. Como professor, formou diversos profissionais para o segmento.
Há cerca de 20 anos, reúne experiências no setor, é formado pela ESPM. Desenvolve web com conceitos modernos e atuais.
Ele está disponível para contatos pelo e-mail contato@renanperez.com.br.