O deputado federal José Maurício Linhares marcou sua história, trajetória e ação política por sua dignidade a favor dos mais pobres e como advogado em defesa dos presos políticos.
Companheiro e um dos amigos mais próximos de Brizola, José Maurício foi um dos signatários da Carta de Lisboa e fez parte do grupo que recebeu o ex-governador pedetista do exílio.
José Mauricio foi um dos fundadores do PDT, saindo do MDB, na sua primeira eleição para deputado federal. Foi eleito 6 vezes deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro.
Deputado Constituinte, sempre em defesa dos trabalhadores, recebeu nota 10 pelo DIAP. Entre as suas grandes lutas no Congresso Nacional, a emenda beneficiando o Estado do Rio de Janeiro com os royalties do petróleo. Marcante , também, sua obstinada luta pela desfusão. Foi um fervoroso defensor das estatais brasileiras como a Petrobras e dos direitos dos trabalhadores. José Mauricio liderou no Congresso uma Frente Parlamentar contra o arrocho salarial, demissões e sucateamento e privatização das estatais brasileiras.
À convite de Brizola assumiu a Secretaria estadual de Minas e Energia, transformando as empresas, CERJ e CEG, ligadas a Secretaria com novas estratégias voltadas em benefício das populações mais pobres e pequenos e médios produtores rurais.
Na área rural criou o programa CERJ Rural que atendeu milhares de produtores do campo, freiando a ganância da elite dos poderosos fazendeiros.
Na Cerj, criou entre outros, o programa Uma Luz na Escuridão, que levou iluminação para um milhão de famílias pobres, a custo quase zero. Pelas suas andanças pelo interior inaugurando obras (e poucos não conhecem tanto), José Maurício que conhecia este estado, em cada canto, em cada comunidade, em cada grotão, ficou conhecido como o Zé da Luz.
Em cada lugar que chegava, José Maurício era ovacionado e uma das mais emblemáticas e emocionantes inauguração foi numa comunidade na Região dos Lagos.
O deputado federal José Maurício pediu para um casal de moradores, de cerca de 70 anos, apagarem a lamparina da sala. No instante seguinte, o deputado ligou o interruptor da luz elétrica. O casal emocionado, chorando, se ajoelhou diante o deputado e exclamou:
-O senhor é Deus! Isto é um milagre!
E repetiram: isto é um milagre de Deus!
Esta emoção era vivida em quase todo o Estado do Rio com a inauguração do Programa Uma Luz na Escuridão
O projeto foi comparado a criação dos CIEPs pela oportunidade e melhoria de vida, estudos das crianças, dos jovens, que podiam sonhar com novas perspectivas ao estudarem com luz elétrica, assim como difundiu a criação de novos pequenos e médios empreendedores.
José Maurício dizia sempre: estamos trazendo novas esperanças para os jovens, para as crianças, dando a elas o que seus pais não tiveram. Com os Cieps e a iluminação temos absoluta certeza de que as crianças e os jovens terão novos caminhos, novas oportunidades e esperanças se distanciado do assédio do tráfico.
Filho de Ururaí, Campos, ex-oleiro, José Maurício é bacharel de Direito pela Universidade Federal Fluminense, recebeu mais de 30 títulos de cidadão no RJ, várias honrarias e era conhecido como o Embaixador do Estado do Rio de Janeiro
José Maurício escreveu e publicou seguintes livros: “A família: sua origem e evolução na sociedade”; “Contratos no Direito do Trabalho: suas origens, evoluções e peculiaridades’; “Divórcio e suas influências no Direito Internacional Privado no Brasil”; “Medidas de segurança no Código Penal Brasileiro.
Sua formação começou no grupo Escolar de Ururaí. Oleiro, vendedor de selos e bancário. Até sua formação superior, na UFF, como estudante secundário em Campos, presidiu a Federação dos Estudantes de Campos. Já formado em Direito dirigiu a Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro e depois chefe de gabinete da Caixa Econômica pelo presidente Juscelino Kubischek, a pedido do ex-governador do Estado do Rio de Janeiro, Togo de Barros, que José Mauricio o tinha como o segundo pai e grande amigo.
Uma das mais emblemáticas ações de José Maurício foi o 1º Encontro Trabalhista entre cariocas e fluminenses, na sede do Sindicato dos Jornalistas do Rio, presidido por Caó, Carlos Alberto de Oliveira.
Nasceu em 22 de setembro de 1935. Filho de João Borges Barreto e Francisca Linhares Barreto. Era casado com Edna Ribeiro Alves. Seus filhos são: João Mauricio, Igor Mauricio e João Borges.
Sua morte aos 88 anos, deixa um vazio na política no País e no Estado do Rio de Janeiro. Sai de cena um dos políticos mais dignos deste país, com a alma voltada para o estado do Rio de Janeiro e as famílias mais pobres e necessitadas.
O cordelista Ze Gamela já tinha o imortalizado num livro de cordel. Entre as trovas:
Um fato que se destaca
Com aplausos mais de mil
Foi a ida ao estrangeiro
Sem temer qualquer ardil
Viagem feita com brilho
Indo buscar no exílio
Brizola para o Brasil.
Idealizando programas
Voltados para o povão
Criou e executou
Uma luz na escuridão
Que se destina em geral
A servir a multidão
Por vezes ameaçado
Por forças da repressão
José Mauricio contou
De Jesus sua proteção
E prosseguiu seu roteiro
Defendendo companheiros
Torturados na prisão.
Legenda imagem de capa: José Maurício inaugurando o programa Uma Luz na Escuridão
Mário Sousa, Jornalista e escritor