Ah o samba… Hoje é o Dia Nacional do Samba e pensando aqui no que escrever para homenagear o ritmo mais genuíno do Brasil, acabei num grande passeio, pela cidade de Ismael, que vou tentar, nessas linhas, dividir com vocês…

E começo esse passeio por uma padaria, ali em Santa Rosa, no Beltrão, onde meu amigo “Flavinho Pizzoti”, resolveu fazer samba… E que samba! Um verdadeiro “Canto do Poeta”.

Iluminado pelo “Clarão da Lua”, saio dali “Só no Sapatinho” e vou parar em Charitas, no “Le Moustache”, onde sempre rolava um “Beijo na Boca” com muito “Chamego”.

“No Apito da Barca” a galera do Rio atravessava para curtir o samba do “Candongueiro”, um verdadeiro “Quilombo”. Veio gente até “Da Rocinha”.

Ahhh… o Candongueiro… Que saudade… Até da fila… Salve Sr Ilton. São muitas “Coisas da Antiga”…

Aqui em Nikity, já pedimos benção para “Zé Katimba”, no “Terreiro da Vovó”, dentro do “Boteco do Lira”, onde sempre perguntavam, “Hoje Tem Samba”? E sempre tinha, como um canto de “Tiê”.

Até numa quitanda. Nas sextas-feiras, ali na Otávio Kelly… Época boa! Grande Jairão…

Em Piratininga, ali pertinho de Camboinhas, até “Nó na Madeira” rolava e a galera bebia muito “Cok e Tel”, no “Bar dos Peixes”.

“Nem te Conto” que nessa época não tinha celular, a gente usava era a “Telerj”, era “Preto no Branco” mesmo e “Vai por Mim”, no “Nosso Samba” era “Ritmo Brabo”.

No “Dom Roale” e no “Mãe d’Agua” rolavam uns climas mais “Intimistas”, com Monica Mac, Almir e muita gente boa, num verdadeiro “Palco Iluminado”, onde volta e meia, pintava um “Atrevido”.

Niterói não tem tamarindeiras, mas rolava uma “Amendoeira”, ali no Barreto, na “Toca da Gambá”, um samba que “É Bom Demais”.

No Natal, que já tá chegando, vários botecos já receberam aquele encontro de “Samba dos Amigos”, que agora sempre acontece no Berton. E se você não conhece, “Experimenta e tal”, que é um “Samba dos Crias” mesmo.

Vou te dar um “Papo 90”, que niteroiense é “Papagoiaba” e curte uma boa “Ciranda”, desde a época do Chiquinho, ali na São Januário.

E Niterói, que já teve o segundo maior carnaval do Brasil, faz bonito na Sapucaí com a Viradouro, Cubango e Sossego. Nota 10!

Então, nosso passeio tá chegando ao fim, vou pedir uma cerveja e um “Espetto” na “Brasa”, “Só Sabor”, né? Nesse clima “Despojado”, “Deixa Clarear”, porque “Lá em Casa” tem um ótimo “Almoço com Samba”… Não esqueça sua “Marmita”.

É isso, se você gosta de pagode, “Sambaí”… Porque hoje é o dia e eu “Vou Zuar”…

Viva o Samba! Dia Nacional do Samba!

.

Rafael Fera, jornalista, niteroiense e apaixonado por Samba