A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG), representando a Prefeitura de Niterói, participou do Smart City Expo World Congress, em Barcelona, na Espanha, um dos maiores eventos do mundo sobre inovação urbana. O subsecretário de Governo Digital da SEPLAG, Marcelo Zander, foi convidado para uma mesa que debateu a importância dos direitos digitais. Ele participou do painel “Direitos Humanos na Era Digital: Lições das cidades da Europa e da América Latina”, ao lado de representantes de cidades europeias e latino-americanas e da ONU-Habitat.
O objetivo do painel foi discutir como as cidades podem adotar uma abordagem baseada nos direitos humanos para a sua transformação digital e partilhar exemplos práticos, conhecimentos e aprendizagens na implementação local.
O Projeto de Governança de Direitos Digitais foi uma iniciativa simultânea de cidades da Europa e América Latina, destinado a apoiar os governos locais na proteção dos direitos humanos em ambientes digitais. Esses projetos tinham como meta fortalecer as capacidades das cidades para liderar estratégias e ferramentas de transformação digital centradas nas necessidades das pessoas.
“O evento foi importante para mostrar como Niterói tem interesse em envolver todos os cidadãos na transformação digital do Município e se preocupa com a inclusão digital. Após a apresentação, outros municípios manifestaram interesse em participar da coalizão promovida pela ONU-Habitat, mostrando que a experiência positiva de Niterói acaba ajudando a população de outras cidades”, ressaltou Marcelo Zander.
O evento reuniu diversos especialistas para compartilhar ideias sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades. Participaram do painel o cofundador e diretor de estratégia de Londres, Nicolás Rebolledo; a coordenadora de projeto de Bruxelas, Manon Reniers; a gerente de engajamento da Câmara Municipal de Dublin, Claudia Bailey; e a chefe de conhecimento e inovação da ONU-Habitat, Edlam Yemeru.
Governo Digital – Niterói foi um dos primeiros municípios do Brasil a lançar uma Estratégia de Governo Digital (EGD) e segue com uma série de projetos e iniciativas voltados para a transformação digital do município. A cidade será pioneira na criação de uma cartilha que define os direitos digitais dos cidadãos. A ideia é consolidar o compromisso com a proteção e promoção dos direitos no ambiente digital. Niterói também faz parte da Cities Coalition for Digital Rights, uma rede de cidades que colaboram para desenvolver políticas baseadas nos direitos digitais.