A Câmara de Vereadores de Niterói realiza uma Audiência Pública, nesta terça-feira, dia 7/11, às 19h, no plenário, para debater a criação do Conselho Municipal de Comunicação. A Audiência é aberta a qualquer interessado em debater a Comunicação na cidade, jornalistas, estudantes de comunicação, professores de jornalismo, assessores de Imprensa, comunicadores, universidades, movimentos sociais, movimentos de comunicação popular, imprensa sindical, imprensa pública, jornalismo digital, multimídia, etc.
Na II Conferência de Comunicação de Niterói foram aprovadas 41 propostas, entre elas o Conselho de Comunicação, após vários debates com a participação de sociedade civil, Movimentos sociais e representantes do poder público municipal, Executivo e Legislativo.
Partindo do princípio de “pensar os direitos hum que será anos à comunicação tendo como objetivo geral a diminuição das desigualdades sociais, ambientais, espaciais, culturais etc, aumentando acesso a esses direitos sociais por meio das ferramentas de comunicação” (texto aprovado na plenária final realizada na Câmara de Vereadores de Niterói em 14 de março de 2023), a II Conferência apontou a criação do Conselho Municipal de Comunicação como proposta impulsionadora das políticas para o setor no município, que se ressente de uma comunicação que o referencie no contexto estadual e nacional. Além disso, o referido Conselho será importante para viabilizar outras propostas relevantes, também elaboradas no mesmo evento.
A Audiência Pública será aberta à participação da sociedade, dos Movimentos Sociais e todos segmentos da Comunicação de Niterói para a afirmação da comunicação democrática como direito humano no município.
A Audiência Pública conta com apoio da Comissão Organizadora da II Conferência de Comunicação e da Comissão de Comunicação, Cultura e Patrimônio da Câmara de Vereadores de Niterói.