A 12ª Jornada Fluminense do Turismo, realizada pela Secretaria de Estado de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, termina hoje, dia 12/9,  em Niterói,  apresentando  um Plano Estratégico  para a próxima década no Estado do Rio de Janeiro. Niterói foi anfitriã da última jornada, com o   presidente da Neltur- Niterói Empresa de Lazer e Turismo, André Bento, representando o prefeito de Niterói, Axel Grael, e o  Subsecretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Félix, representando o Secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca.

A Jornada de Turismo, com a presença de várias personalidades do Trade Turístico,  aconteceu  no auditório do Núcleo de Estudos em Biomassa e Gerenciamento de Águas da Universidade Federal Fluminense – UFF, Campus Praia Vermelha, em São Domingos, Niterói.

Nilo Sérgio Félix parabenizou a participação de Niterói na 12ª Jornada, destacando a importância desta ligação entre o poder público e o privado trabalharem para o engrandecimento do setor: “O Turismo é o segmento econômico que mais cresce no mundo, pois é um indústria sem chaminé e impacta diretamente 52% da economia como um todo, e o poder público e privado devem trabalhar sempre juntos para que esta atividade seja a protagonista econômica, principalmente no Rio de Janeiro. Essa Jornada só mostra que o Estado está preocupado na qualificação de todas as regiões turísticas do Estado e esse trabalho em conjunto, é necessário pa ra que todos os patrimônios possam virar produtos vendáveis em todo o mundo”, analisou Félix.

André Bento, Presidente da Neltur e Nilo Sérgio Félix – Subsecretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro

André Bento, Presidente da Neltur, destacou que  trabalhar numa Jornada como esta é uma grande oportunidade de abrir novos caminhos pensando a atividade turística com toda sua magnitude e abrangência econômica que merece e deve ter: “Aproveito esta Jornada para parabenizar todas as personalidades do turismo aqui presentes, lá no Conselho Municipal do Turismo debatemos muito sobre isso, pois temos que traçar uma rota, um caminho para tornar a atividade turística no Estado do Rio de Janeiro, protagonista no campo econômico. Para isso, precisamos de dados e isso só se consegue com parcerias como a que já fazemos com a UFF, posso citar aqui vários projetos em conjunto que temos, como o do Observatório do T urismo, que fizemos um aditivo e um Inventário; a História de Niterói; o Polo Cervejeiro e; o Turismo Náutico que, o Prefeito Axel Grael está trabalhando nessa parceria, assim Niterói será a primeira cidade a trabalhar com esse plano estratégico para a próxima década, traçado durante essa Jornada.”, afirmou Bento.

Segundo o Prof Adjunto da Faculdade de Turismo e Hotelaria da UFF e Coordenador do curso na Instituição, Carlos Lidízia, afirmou que Niterói encerrar essa Jornada mostra quão importante é a valorização de trabalhar este setor no Rio de Janeiro valorizando todas as suas regiões, num estudo que marcará toda a importância do setor na década à frente: ”Essa Jornada fecha uma série de 12 reuniões, realizadas para dar um suporte às Regiões Turísticas do Estado do Rio de Janeiro e, ao mesmo tempo, para fazer um monitoramento da mesma. Niterói e Rio de Janeiro estarem juntos nessa Jornada vem mostrar toda a importância de se trabalhar o turismo num caráter de complementaridade nesse campo”, fundamentou o Lidízia.

Dentre as presenças no encerramento da Jornada Fluminense de Turismo  destacaram-se o  Profo. de Turismo e Hotelaria da UFF,  Lélio Galdino Rosa; o Diretor da Faculdade de Turismo da UFF, João Evangelista; o Presidente da Comissão de Turismo da Câmara de Vereadores de Niterói, o Vereador Daniel Marques; o Turismólogo Jonas Machado, representando o Presidente da Riotur, Ronnie Costa; o Vice-Presidente da TurisRio, Anderson Moura; A representante do SEBRAE – RJ, Taísa Araújo, dentre outros.

 

Legenda imagem de capa: Mesa da Jornada Fluminense de Turismo na UFF, fala do Subsecretário de Turismo do Estado do Rio de Janeiro, Nilo Sérgio Félix.

 

Crédito fotográfico: Divulgação/Neltur