Depois de um dia de pausa, os atletas voltaram ao mar, na quinta-feira (dia 15/6), nas potentes ondas da praia de Itacoatiara, em Niterói, pela terceira etapa do Campeonato Mundial de Bodyboard, o Itacoatiara Pro World Contest 2023. Destaque para o atleta Diego Cabrera, das Ilhas Canárias, que fez a melhor onda do dia, tirando a nota 10, junto com o maior somatório, 14,25 pontos, em um total possível de 20 pontos, com a soma de suas duas melhores ondas. Diego já venceu em Itacoatiara, no mundial de 2015, e já garantiu sua presença no último dia da competição, quando serão realizadas as fases das oitavas, quartas, semis e a grande final. Restam apenas 16 competidores na luta pelo título, entre eles dois brasileiros, o baiano, Uri Valadão (campeão mundial em 2008), e o carioca, Socrates Santana (bicampeão mundial na categoria júnior, para menores de 18 anos).
“Nesta sexta, a partir das 7h, com a previsão de ser o melhor dia da janela de disputas, vamos realizar as finais do campeonato. Além de boas ondas, de até 2 metros, o mar também deve apresentar excelentes condições para a performance dos atletas”, avalia Giuliano Lara, diretor da competição e idealizador do Itacoatiara Pro, prevendo que a finalíssima deva acontecer por volta das 14h.
Além de pontuação para o ranking mundial estão em jogo R$ 150.000 em premiações nesta etapa internacional do Festival Itacoatiara Pro, válida como o último evento da perna sul americana do circuito da International Bodyboarding Corporation (IBC), que iniciou no Chile. Depois do Brasil, os melhores bodyboarders do mundo seguem para as Ilhas Maldivas, Marrocos, França, África do Sul e Ilhas Canárias.
Crédito fotográfico: Tony D’Andrea