O Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu, no sábado ( dia 13/05), uma ação social para comemorar o Dia das Mães. O evento aconteceu no Centro de Referência da Juventude (CRJ) de Manguinhos e foi realizado pela Secretaria de Estado de Juventude e Envelhecimento Saudável, em parceria com a Secretaria da Mulher e o programa Cidade Integrada. Serviços de beleza, saúde e bem-estar foram oferecidos, em especial às mães das comunidades de Manguinhos e Jacarezinho, que também ganharam mudas de plantas.
Além dos contar com os serviços disponibilizados, quem passou pelo local teve a oportunidade de se inscrever para vagas de emprego e cursos de capacitação. Também foram realizados exames de mamografia gratuitos, orientações bucais e vacinação contra o vírus Influenza.
“O Dia das Mães deve ser celebrado todos os dias. Mulheres são guerreiras, heroínas e corajosas. O que seria de nós se não fosse você, mãe. Desejo um feliz Dia das Mães a todos”, afirmou o secretário de Juventude e Envelhecimento Saudável, Alexandre Isquierdo. durante a comemoração.
O evento contou ainda com um aulão de dança, uma apresentação da turma do balé infantil local e um grupo muito especial de idosas, que agitaram o público presente com uma exibição de break dance.
“É um evento bom para os moradores, nos sentimos acolhidos. As meninas foram super atenciosas comigo e o serviço foi muito melhor do que em qualquer clínica particular”, afirmou Maria Orismídia Lopes de 74 anos.
O palco instalado no local virou o centro das atenções do público com apresentações musicais da orquestra “Geração de Sons”, além de roda de samba formada por músicos locais e da velha guarda feminina da agremiação Unidos do Jacarezinho.
O projeto “Empoderadas”, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, ofereceu aula de técnicas de segurança e enfrentamento à violência contra a mulher e muitos serviços de beleza.
– Eu gostei de tudo que foi oferecido para nossa comunidade. Esse evento poderia acontecer sempre aqui em Manguinhos. Ganhei uma muda de ipê e vou plantar lá em casa- afirmou a animada Leolina Rosa Silva, de 71 anos.