A Prefeitura de Niterói deu início, na terça-feira ( dia 9/5), às obras de construção da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) no bairro da Ponta d’Areia. As novas instalações serão erguidas ao lado da Escola Municipal Nossa Senhora da Penha. A Umei terá 120 vagas para crianças de 2 a 5 anos.
A assinatura da ordem de início da obra contou com a presença do prefeito de Niterói, Axel Grael, do vice-prefeito, Paulo Bagueira, e do secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques. A nova unidade escolar ficará pronta em um ano, terá seis salas, cinco para aulas gerais e uma equipada com recursos multidisciplinar. A Umei contará, ainda, com um amplo refeitório, equipado com cozinha e despensa. Também terá área verde, quadra e rampas de acessibilidade.
O prefeito Axel Grael diz que a construção da Umei está no escopo de investimentos previstos no Plano Niterói 450, que soma quase R$ 2 bilhões em obras. Ele ressalta o eixo dedicado à Educação como um dos mais importantes do plano, com melhorias na infraestrutura e na parte pedagógica da educação pública na cidade.
“A construção de mais esta Umei na Ponta d’Areia é importantíssima para a Rede Municipal. Temos dado toda prioridade para a Educação. Estamos trabalhando para modernizar e ampliar a nossa rede, levando escolas para as áreas onde há mais necessidade, de forma que a gente atenda todas as demandas. Estamos focados em fazer a nossa educação dar um salto ainda mais especial adiante”, aponta o prefeito.
Para a construção da nova unidade serão investidos R$ 2,8 milhões. A previsão da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) é de que a obra termine em 12 meses. O secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, explica que a nova Umei na Ponta d’Areia vai contribuir com o plano de expansão da rede. O objetivo, segundo Bira, é ampliar o número de vagas.
“Vamos continuar investindo e avançando rumo a uma educação pública de qualidade. O trabalho já vem desde 2013, através do plano estratégico Niterói Que Queremos, que construiu 26 escolas, criou concurso público e plano de cargos e salários. Sabemos que há muito mais a ser feito e agora, no plano Niterói 450 anos, faremos uma série de investimentos, priorizando a expansão e a melhoria das unidades escolares. Tenho certeza de que, em breve, Niterói terá a melhor educação pública do Brasil”, destacou o secretário.
Crédito fotos: Luciana Carneiro