A população de Niterói já pode acessar as imagens do novo radar meteorológico de alta precisão da Prefeitura. O anúncio foi feito na terça-feira (dia 11/4) em reunião que envolveu diversos órgãos da gestão municipal que desenvolve ações constantes de sustentabilidade e resiliência na cidade. As imagens estão disponíveis no site da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia (https://www.defesacivil.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que o uso do radar será importante para antecipar as ações nos eventos adversos.
“Niterói usava o radar do Rio, que fica no Sumaré, mas que tinha uma espécie de sombra na direção da cidade. Esse radar é o que tem de mais moderno porque as tecnologias avançam muito rapidamente. Os recursos vão ajudar a antecipar a chegada de chuvas fortes. A gente sabe a diferença que faz quando a gente tem essa antecipação para que possamos mobilizar o plano de emergência da cidade”, disse o prefeito.
O secretário de Defesa Civil, Walace Medeiros, ressaltou que os dados poderão ser compartilhados com instituições de governo, ensino e pesquisa que estiverem interessadas em assinar um Acordo de Cooperação para fazer análise das informações.
“Para as Prefeituras e demais órgãos acadêmicos e de pesquisa que formalizarem conosco um termo de cooperação técnica, ao acessar, haverá um botão de login específico a partir do qual eles farão um acesso seletivo com acesso a produtos (ferramentas) que permitirão realizar avaliações para melhor monitorar e avaliar as tempestades que estarão se aproximando de seus municípios. Isso vai permitir um aprimoramento das ações preventivas e de preparação para possíveis emergências. Os dados também serão importantes para montagem de pesquisas acadêmicas que possibilitarão, inclusive, o aperfeiçoamento de protocolos emergenciais que podem contribuir, sobretudo, para aumento do poder de resiliência das populações localizadas nas regiões cobertas pelo radar”, explicou o secretário.
Plano de Adaptação, Mitigação e Resiliência – A Prefeitura de Niterói assinou um protocolo de intenções com a Local Governments for Sustainability (Iclei), rede global que trabalha com mais de 2 mil governos locais e regionais comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável, e a Waycarbon, que atua na solução dos desafios de sustentabilidade, mudanças globais com objetivo da ecoeficiência e da economia de baixo carbono, para desenvolver um Plano de Adaptação, Mitigação e Resiliência que vai nortear as ações de Niterói nos próximos anos. O plano terá o envolvimento direto de diversos órgãos da gestão municipal como secretarias de Defesa Civil e Geotecnia, Clima e Meio Ambiente.
A Prefeitura de Niterói vai iniciar a construção do seu Plano de Adaptação, Mitigação e Resiliência frente à problemática das mudanças climáticas. Além de configurar um importante documento de gestão, a partir da confecção do plano, a cidade avança a partir de uma visão global e estratégica voltada à proteção e defesa civil, tendo como premissa o aumento contínuo de sua capacidade de resiliência.
O secretário do Clima, Luciano Paez, destacou que o governo municipal tem um forte compromisso com a agenda climática, tanto que criou a primeira Secretaria do Clima do Brasil para tratar o assunto com a importância que necessita.
“Não é de hoje que a gente vem construindo essa agenda climática em Niterói. Desde 2013, essa é uma agenda fundamental de adaptação da cidade frente aos eventos extremos. Eventos esses que acompanhamos de forma pontual e que tiveram grandes avanços, conseguindo proteger muitas vidas. Tem uma frase que vi nas minhas leituras diárias que diz: ‘A gente não pode mais mudar o passado. O passado passou, mas podemos mudar o futuro’. E estamos com a incumbência de montar o Plano de Adaptação, Mitigação e Resiliência”, explicou o secretário.
Desde 2017, Niterói participa da Campanha Construindo Cidades Resilientes, do escritório da Organização para Nações Unidas (ONU) para Redução de Riscos de Desastres. A campanha visa fomentar o aperfeiçoamento das estruturas municipais nas temáticas relacionadas ao aumento de sua capacidade de resiliência frente às ameaças de desastres naturais.
Estiveram presentes na reunião, além do prefeito e do secretário de Defesa Civil, o vice-prefeito, Paulo Bagueira, os secretários do Clima, Luciano Paez, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rafael Robertson, de Administração, Luiz Vieira, de Governo, Rubia Secundino, de Direitos Humanos e Cidadania, Nadine Borges, de Obras, Vicente Temperini, de Defesa do Consumidor, Roberto Nunes Teixeira, o presidente da Nittrans, Gilson Souza, os subsecretários de Governo, Rodrigo Martins, de Transporte e Trânsito, Murilo Moreira Junior, a coordenadora da base do Samu, Dora Coutinho, os secretários Regionais do Largo da Batalha, Antonino Mendes Gonçalves, do Barreto, Paulo Roberto Conceição Cunha, e do Núcleo Executivo Regional, Oto Bahia, o vereador e presidente da Comissão de Meio Ambiente na Câmara, Leandro Portugal, e os representantes das empresas que assinaram o protocolo de criação do Plano de Adaptação, Mitigação e Resiliência, Rodrigo Perpétuo, secretário executivo do Iclei, e Cecília Soares, responsável por novos negócios e licitações da Waycarbon.
Crédito fotográfico: Bruno Eduardo Alves