A OAB Niterói comemorou o Dia Internacional da Mulher realizando um Seminário tendo como tema “ A violência contra a mulher nos dias atuais”, no dia 7/3, auditório da entidade. Na abertura, as convidadas especiais foram Christa Vogel, primeira –dama de Niterói e Rita Cortez, presidente da Comissão de Direitos da Mulher do IAB.
O primeiro painel teve como expositores Thamyris Elpídio, Sub-Secretária da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), que abordou o tema “Mulher, você não está sozinha! Perspectivas da violência e as medidas implementadas no munícipio de Niterói”; Ana Claudia Guimarães, jornalista da Coluna Ancelmo Góis e editora a Coluna Fome de quer! Do Globo de Niterói., com o tema “A mulher como comunicadora social” e, Alessandra Nunes da Silva Rezende, psicóloga e colaboradora a Comissão de Assistência às Vítimas de Violência Doméstica da OAB Niterói, que abordou o tema “Temor desenvolvido por mulheres que sofrem violência domésticas e o contexto familiar”.
No segundo painel, os expositores foram: Rose Aparecida Ribeiro, delegada do Departamento de Cultura e Eventos, discorrendo sobre “Violência contra a mulher idosa”; Flávia Monteiro, Secretária da Comissão OAB Mulher/RJ, com o tema “Violência Social”; Xisliane Dias, advogada e voluntária no projeto “Chega de abuso”, abordando o tema “Violência obstétrica”; Paula Caldeira, advogada, professora universitária e Mestre em Direitos Humanos; e Andrea Kraemer, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da OAB-Niterói, as duas abordaram o tema “ “A violência da dignidade da mulher e seus direitos humanos”.
O Seminário foi organizado pela Comissão do Departamento de Cultura e Eventos, tendo na mediação o advogado Fernando Dias, presidente desta Comissão de Cultura e a advogada Rosa Aparecida Ferreira Ribeiro, diretora e delegada do Departamento.
O Presidente da OAB Niterói, Pedro Gomes, ressaltou que a comemoração do Dia Internacional da Mulher é com grandes vitórias femininas. “Os temas abordados são de grande importância para a advocacia e para a sociedade!”, ressaltou Gomes.
Fernando Dias ressaltou as conquistas das mulheres que já ultrapassam em 50% na carreira de advocacia. “Destaco todas as mulheres , como minha mãe, muito bem representadas por estas guerreiras nesta mesa”, destacou Dias.
Legenda imagem de capa: A primeira dama Christa Vogel, palestrante e homenageada Pedro Gomes e Fernando Dias
Crédito fotográfico: @ulissesfrancescguphoto