Quem já leu “O Cortiço” agora vai poder assistir à peça de mesmo nome, uma adaptação da obra literária de Aluísio de Azevedo. E quem não leu o livro esta é uma grande oportunidade de conhecer o clássico deste grande romancista, no dia 6 de dezembro, terça-feira, às 20h, na Sala Nelson Pereira dos Santos.

“O Cortiço” – o espetáculo – é apresentado pela escola de teatro Oficina Versátil e seus alunos. A obra expõe a vida dos moradores de um cortiço no coração do Rio de Janeiro. João Romão, dono do local, é um ganancioso comerciante português que constrói moradias de baixo custo para obter renda. Ele vive com Bertoleza, uma mulher negra escravizada e que o ajuda em seus trabalhos. O cortiço, erguido aos poucos, revolta o negociante Miranda, com quem trava uma briga por causa da construção. Assim, são mostradas as lutas, bem como o cotidiano dos moradores, às vésperas da Abolição e da Proclamação da República.

 

Ficha Técnica:

Texto: Aluísio de Azevedo

Adaptação: Turma Ribalta – Oficina Versátil

Direção: Marcelo de Andrade

Produção: Oficina Versátil

Design: Thaiz Batista

Elenco: Maya Krause, Pedro Barreiro Menezes, Vitor Fasura, Lucas Hallais, Pedro Gabriel, Ana Luiza, Gláucio Almeida , Bruno Souto, Giovanna Garcia, Karol Costa, Larissa Christina

 

Sobre o livro “O Cortiço”, de Aluísio de Azevedo:

O Cortiço – publicado em 1890 – é um romance do escritor brasileiro Aluísio de Azevedo e faz parte do movimento naturalista do Brasil.

A obra retrata a vida das pessoas simples em um cortiço (habitação coletiva) do Rio de Janeiro, denunciando as péssimas condições de vida dos moradores do local.

Com um teor crítico, trata-se de uma representação excepcional da realidade brasileira do século XIX.

 

Serviço:

“O Cortiço” – peça teatral

Data: 6 de dezembro, terça-feira

Horário: 20h

Classificação indicativa: 14 anos

Ingressos: venda pelo site da Sympla

Local: Sala Nelson Pereira dos Santos

Endereço: Av. Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói