A segunda edição da “Conexão Rio-Maricá” acontece nos dias 27 e 28 de outubro, a partir das 19h, na Sala Municipal Baden Powell, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio.

Em Outubro, Samba e Bossa Nova são os ritmos homenageados. Paulão 7 Cordas é o padrinho desta edição e, junto com seu filho, Ramon Araújo, vai apresentar o show ‘Conversa de Violões’, um duo que entra no rico universo do violão popular brasileiro. A dupla apresenta, na quinta-feira (27), um repertório composto por valsas, sambas, choros, maxixes e outros gêneros.

No mesmo dia, a cantora e compositora Jô Borges sobe ao palco. Com mais de 30 anos de carreira, em 2004, a artista começou a despontar como uma das melhores atrações musicais de Maricá e redondezas, recebendo inúmeras premiações pelas suas performances.

Já na sexta-feira (dia 28/10), Marvio Ciribelli se apresenta com choro, samba, bossa nova e baião, com a liberdade do jazz. Com 18 discos gravados, uma sólida carreira e um jeito próprio e inconfundível de lidar com música, o trabalho de Marvio Ciribelli tem influência direta da fase de ebulição da Bossa Nova e do Samba-Jazz, em que se destacaram seus mestres Luiz Eça (Tamba Trio), Antônio Adolfo (Trio 3D) e o húngaro Ian Guest. Ciribelli tem jeito próprio e inconfundível de tocar e sua carreira é consolidada por grandes apresentações internacionais, como no Montreux Jazz Festival (Suiça), Jazz Plaza (Cuba) e Java Jazz Festival (Indonésia).

Na Sala Baden Powell, Ciribelli tocará suas composições “Centro Avante” e “Mantra” com Cadu Pontes (baixo e cajon) e receberá dois grandes nomes da música brasileira: a cantora e cavaquinista, Nilze Carvalho, e o gaitista, Maurício Einhorn.

Nilze Carvalho se apresenta em público desde os 6 anos, inclusive no Fantástico, da TV Globo. Viajou grande parte do mundo e morou no Japão. Cantou no grupo Sururu na Roda e gravou com Zeca Pagodinho, D. Ivone Lara, Nei Lopes, Wilson Moreira, Jair Rodrigues, Mart’nália, Monarco, Nelson Sargento, Dudu Nobre, Roberta Sá, Teresa Cristina e Hamilton de Holanda, entre outros. Nilze Carvalho cantará ‘Nasci para Sonhar e Cantar’ (D. Ivone Lara/Délcio Carvalho) e ‘Senhora Liberdade’ (Nei Lopes/Wilson Moreira).

 Mauricio Einhorn, em forma aos 90 anos, tem composições de sucesso da Bossa Nova e do Samba Jazz. São parcerias com Durval Ferreira como ‘Batida Diferente’, ‘Estamos aí’ (com Regina Werneck), ‘Tristeza de nós dois’ (com Bebeto Castilho). Teve músicas gravadas por Sérgio Mendes e Cannonball Adderley. Gravou também com Tom Jobim, Sarah Vaughan, Baden Powell, Paulo Moura, Marcos Valle, Edu Lobo, João Donato, Ivan Lins, Ney Matogrosso, Alcione, Raul Seixas, Maria Bethânia, Chico Buarque, entre outros.

Quem representa Maricá no mesmo dia é Dalva Alves, junto com sua Banda e a participação especial de Mirene Alves. Dalva iniciou sua carreira musical em 1991, em Araçatiba, em Maricá, e desde então, toca em diversos eventos da cidade.

 

Sobre Conexão Rio-Maricá

Rio de Janeiro e Maricá se uniram para fazer um intercâmbio cultural com artistas dos dois municípios. A Conexão Rio-Maricá acontece às últimas quintas e sextas-feiras de cada mês, a partir das 19h, na Sala Municipal Baden Powell, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio.

O projeto tem o objetivo de colocar músicos cariocas e maricaenses para tocarem no mesmo palco, em shows com homenagens a gêneros musicais.

Para o secretário de Cultura de Maricá, Sady Bianchin: “O projeto tem como objetivo colocar lado a lado novos talentos artísticos e grandes nomes já consagrados num verdadeiro arquivo vivo da arte brasileira”.

O Conexão Rio-Maricá é realização do Nossas Expressões, com apoio cultural da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura de Maricá, da Sala Municipal Baden Powell e do Programa Maricá das Artes.

Serviço:

Datas: 27 e 28 de outubro

Horário: a partir das 19h

Local: Sala Municipal Baden Powell

Endereço: Av. Nossa Sra. de Copacabana, 360 – Copacabana

Classificação: 14 anos

Ingressos: R$ 5 (inteira) / R$ 2,50 (meia)

 

Programação:

– 27 de outubro, quinta-feira

19h – Jô Borges

20h – Paulão 7 Cordas e Ramon Araújo

– 28 de outubro, sexta-feira

19h – Dalva Alves e Banda, com participação especial de Mirene Alves

20h – Marvio Ciribelli, com participações especiais de Nilze Carvalho, Maurício Einhorn e Cadu Pontes