Duas das mais queridas e ativas personalidades de Niterói foram homenageadas pela Câmara de Vereadores. Por iniciativa do presidente da Casa, vereador Milton Cal, o jornalista Mário Dias e o produtor cultural Sohail Saud darão seus nomes a duas ruas do município. Dias, além de ligado à Imprensa, era um apaixonado pelo samba e pelo desfile das escolas. Já Sohail, dirigiu o Teatro Municipal de Niterói por mais de 20 anos e era considerado o Papai Noel oficial de Niterói. Ambos morreram no início de 2021.
“Eram duas pessoas especiais, dois amigos que cultivei e convivi por muitos anos. O Mário Dias era o mestre de cerimônias do Dia do Samba, que realizávamos todos os anos na Câmara ao longo de meus mandatos como presidente. Por sua vez, Sohail Saud foi convidado por mim para a direção cultural do Legislativo e para implantar o Espaço Cinema, com exibição gratuita de um filme por mês na Casa. Os dois eram apaixonados pelo carnaval, Mário chegou a ser enredo da escola niteroiense Fora de Casa e Saud era o responsável pela Ala dos Artistas da Viradouro. O vereador Milton Cal acertou em cheio com a homenagem”, ressalta o vice-prefeito Paulo Bagueira.
As ruas escolhidas ficam no Loteamento Vale Feliz, no Engenho do Mato. A antiga Rua 3 passa a se chamar Jornalista Mário Dias e, a Rua 18, torna-se Sohail Saud. Mário Dias trabalhou durante muitos anos na cobertura policial do Rio, com destaque por sua passagem pelo Jornal O Dia. Desta experiência escreveu um de seus livros, “Malditos repórteres de polícia”, onde narra o dia a dia do trabalho nas redações. Foi também responsável pela Comunicação Social da Prefeitura de Niterói durante os governos de Jorge Roberto Silveira e produtor de diversos eventos culturais. Morreu aos 78 anos.
Sohail Saud foi diretor estadual de Cultura do Rio, sendo responsável pela gestão de todas as casas de teatro estatais. Trouxe para Niterói o Festival de Teatro Jovem Fluminense, evento que fez despertar na população niteroiense o interesse pelas artes cênicas. No Municipal de Niterói trabalhou para a recuperação artística do prédio e revitalizou a agenda, trazendo nomes de expressão nacional. Durante muitos anos era a estrela principal da cantata natalina da cidade, do espetáculo de Natal nas escadarias da Câmara e presença garantida em eventos natalinos de instituições como a Sociedade Pestalozzi. Foi vítima da Covid aos 80 anos.
“Com muito orgulho, apresentei essa simples homenagem a dois grandes da Cultura niteroiense. Por unanimidade tivemos acolhida do conjunto dos vereadores e, agora, aguardamos a sanção do prefeito Axel Grael. Aos familiares o nosso agradecimento pela vida e exemplo dos dois”, disse o vereador Milton Cal.