Dando sequência às atividades programadas para a celebração da Semana Nacional do Trânsito, a NitTrans conduziu na quarta-feira feira (dia 21/) estudantes da rede pública municipal a uma visita ao Centro de Controle Operacional (CCO Mobilidade) da Prefeitura de Niterói. A excursão ocorreu na parte da manhã. Já a tarde, outras crianças de escolas do município , mais novinhas, participaram de oficinas de Contação de Histórias e Montagem de Quadrinhos na Biblioteca Parque com a temática de educação para o trânsito.
Todas as atividades estão sendo conduzidas por profissionais da Nittrans. De acordo com Ricardo Tristão Ribeiro, chefe da Divisão de Cursos de Treinamento do Departamento de Educação para o Trânsito, as crianças participaram inicialmente de uma palestra explicando, de maneira didática, a importância do trânsito e do respeito às leis para a segurança de pedestres e motoristas.
“Depois da palestra, propusemos a eles uma atividade lúdica que permitiu que as crianças criassem histórias em quadrinhos, a partir de desenhos e colagens. Elas produzem esse material e depois têm que nos contar a história que criaram. Sempre usando como tema o que aprenderam aqui”, explicou o profissional.
As crianças não esconderam nem a animação, nem a criatividade. Munido de um enorme cartaz, todo desenhado, Moustapha Dione Thiare, de 9 anos, contou como deve se comportar o motorista para evitar acidentes.
“Mostrei um acidente de ônibus e como deve ser o socorro. O acidente ocorreu por falta de atenção do motorista. Isso é perigoso. Os motoristas têm que ficar ligados o tempo todo”, disse com convicção.
Também aluna da Escola Municipal Alberto Francisco Torres, no Centro, Bettina Baitelle, de 11 anos, foi mais além:
“Mostrei um atropelamento. O cara foi atropelado porque estava mexendo no celular. Olhando pra outra coisa e não tinha atenção no trânsito. Por causa disso, quatro pessoas ficaram feridas. Mas no meu outro desenho, eu mostrei uma pessoa de cadeira de rodas que não foi alertada sobre como devia parar o sinal para atravessar a rua de forma segura”, contou Betina lembrando de histórias que já tinha ouvido na “vizinhança”.
Visita ao CCO Mobilidade
Na parte da manhã, um grupo de crianças já havia visitado o CCO Mobilidade na região oceânica de Niterói. Segundo Amanda Machado, diretora de Planejamento da Nittrans, as crianças ficaram surpresas com a tecnologia empregada na cidade.
“É muito importante esse trabalho de conscientização das crianças, quando elas chegam ao CCO ficam encantadas com o que encontram aqui e com toda a tecnologia usada em nosso dia a dia. Ao mesmo tempo ficam chocadas com as imprudências que presenciamos pelas câmeras e como as ações de segurança que tanto falamos podem evitar acidentes. Esse, sem dúvida é o maior aprendizado que elas podem tirar da visita”, disse Amanda.
Também nessa quarta-feira, as equipes da Nittrans mantiveram a rotina de atividades iniciadas nos primeiros dias de celebração com o apoio da Coordenadoria Niterói de Bicicleta. Houve o Café na Travessia e bike reparo, iniciativas de conscientização da utilização das vias compartilhadas entre motoristas, ciclistas e pedestres, que ocorreu no Largo do Marrão, e Café na Ciclovia, atividade que discorre sobre o uso da ciclovia para ciclistas com distribuição de materiais e brindes na Av. Amaral Peixoto.
O dia terminou com uma Roda de Conversa envolvendo Mulher e Mobilidade, evento voltado para discutir temas como gênero e mobilidade, no Bicicletário Arariboia, e o Vaga Viva Happy Hour, que propõe a ocupação temporária de uma vaga de estacionamento transformando-as em área de convivência, lazer e reflexão no Trevo de Piratininga.
Todas as atividades fazem parte do Mês da Mobilidade em Niterói, que vai até o final de setembro, e engloba a celebração da Semana Nacional do Trânsito. Estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro em 1997, a Semana tem como objetivo, mobilizar todos os setores da sociedade a se responsabilizar por um trânsito mais seguro.
Serviço:
Dia 22 de Setembro – Quinta-feira
Ciclovia temporária na Av. Marquês do Paraná – Instalação de ciclovia temporária com coneamento na Av. Marquês do Paraná, trecho norte, das 08h às 18h.
Vaga Viva e bike reparo – Ocupação temporária de uma vaga de estacionamento transformando-as em área de convivência, lazer e reflexão e bike reparo na Praça do Rink com Rua XV de Novembro, das 9h às 17h.
Workshop – Temática sobre Segurança Viária e Educação para o Trânsito no Auditório do Caminho Niemeyer, às 10h30.