Em comemoração ao dia mundial de conscientização sobre a Doença de Alzheimer (21 de setembro), a Prefeitura de Niterói organizará um evento no próximo dia 18/9, que visa orientar a população sobre a doença. A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal do Idoso e a Secretaria Municipal das Culturas, em parceria com a Associação Brasileira de Alzheimer do Rio de Janeiro (Abraz-RJ).

O objetivo do evento é informar e orientar a população sobre a doença, com abordagem médica e de equipe multidisciplinar que atua nos cuidados aos pacientes portadores do Alzheimer e que estão em tratamento. O evento acontecerá na Praça Getúlio Vargas, na Praia de Icaraí, das 9h às 12h.

“Essa é mais uma ação da Prefeitura que pretende agir de forma a educar a população sobre o tema. O diagnóstico precoce pode trazer muito mais qualidade de vida aos pacientes”, acredita o secretário municipal do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf).

 

Sobre a doença – A Doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta por deterioração cognitiva e da memória, comprometendo as atividades de vida diária e provocando alterações comportamentais. Afeta mais os idosos, sendo responsável por mais da metade dos casos de demência na população com mais de 65 anos.

A Doença de Alzheimer é considerada uma das causas mais frequentes de demência não reversível. Suas causas são desconhecidas e a doença não tem cura, mas sendo tratada precocemente, pode ser estabilizada temporariamente ou ter a progressão dos sintomas atrasada.

 

Sobre a data – O dia 21 de setembro foi escolhido como Dia Mundial de Conscientização sobre o Alzheimer, com a intenção de enfatizar a necessidade de conscientização da sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce, do cuidado ofertado e também da necessidade de apoio e suporte aos familiares e cuidadores das pessoas que vivem com a doença de Alzheimer. Hoje, estima-se que 45 milhões de pessoas sejam impactadas pela doença no mundo e 1,2 milhão no Brasil.