Para comemorar os 50 anos de carreira, o ator Giuseppe Oristanio estreia dia 2 de setembro, na Casa de Cultura Laura Alvin, no Rio, um monólogo para retratar os últimos anos de vida do escritor Guimarães Rosa.

Com texto de Lívia Baião e direção de Ernesto Piccolo, “Pormenor de Ausência” apresenta um Guimarães Rosa com toda a sua erudição, mas – e principalmente – desvenda toda a humanidade de um dos maiores escritores brasileiros.

No texto, o grande Rosa está às voltas com seus problemas de saúde, os pensamentos sobre as perspectivas da morte e os desejos quase insuportáveis da imortalidade da Academia Brasileira de Letras. Um dilema pessoal que revela as fraquezas humanas nunca abordadas quando se pensa, se escreve ou se lê sobre o grande Rosa.

Apesar da saúde fragilizada, vemos ainda um escritor em franca atividade, criativo e de linguagem inovadora, exercendo suas funções de diplomata – muitas vezes com entusiasmo, outras tantas não – mas, e sempre, com o raciocínio afiado e comentários ferinos – por vezes agradecido, por vezes ressentido por críticas à sua forma inovadora de escrever: “Certamente mudará de ideia quando ficar mais velho e sábio”,  disse  Rosa sobre a crítica de Ferreira Gullar.

Poliglota e erudito, Guimarães Rosa viajava pelos sertões do Brasil no lombo de cavalos, conversando com os sertanejos, em busca de captar a linguagem e a forma brasileira de pensar e expressar seus pensamentos. Sua obra nos prova que obteve muito êxito nessa busca.

Quanto à peleja entre a Morte e a Imortalidade da Academia, também venceu, mas foi uma disputa cabeça a cabeça, numa corrida definida no Foto Finish.

Eleito para a Cadeira 2 da Academia, cujo patrono é Álvares de Azevedo, morreu três dias depois. “As rosas que enfeitaram minha cerimônia de posse sequer tinham começado a murchar…”

Se pudesse comentar sobre sua própria morte, teria dito: “Eu sabia…”

 

Serviço

“Pormenor de Ausência”

zTemporada: de 2 a 25 de setembro de 2022

Texto: Lívia Baião

Direção: Ernesto Piccolo

Elenco: Giuseppe Oristanio, comemorando 50 anos de carreira

Trilha Sonora:  Rodrigo Penna

Local: Casa de Cultura Laura Alvin, Sala Rogério Cardoso, Ipanema, Rio de Janeiro

Telefone:  (21) 2332-2016

Ingresso: R$ 60,00 – Meia R$30,00

Horário:  Sexta e sábado 19h

Domingo 18