O Diretor de Teatro, Elyzio Falcato, fez uma palestra sobre “Interpretação e a Importância do Texto no Teatro”, convidado pela Academia Niteroinese de Letras.
Apresentado pelo presidente da Academia, o jornalista e escritor, Edgard Fonseca, Elyzio destacou como fundamental para o ator e sua interpretação o hábito da leitura. ” A criação de um personagem, com todas suas nuances corporais e emocionais, será mais rica, criativa e completa, com o conhecimento adquirido pelo ator no seu processo de leituras. ” Só existe teatro com o ator, o texto e o público”, destacou Elyzio.
Para o presidente da Ademia Niteroiense de Letras, Edgard Fonseca, foi um momento de grande reflexão, pois inevitavelmente o tema descambou para a sociologia, filosofia e politicas de cultura.
Vários acadêmicos prestigiaram o palestrante, entrte eles, Márcia Peçanha, presidente da da Academia Fluminense de Letras, Mário Sousa, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, o jornalista Luis Antonio Melo, editor do jornal A Tribuna e o ator e diretor de Teatro, Antonio Carlos DeCaz.