Um dos mais longevos grupos de música antiga do Brasil completa quatro décadas de existência: o Música Antiga da UFF, conjunto residente da Universidade Federal Fluminense. O Música Antiga celebra seu aniversário de 40 anos com um concerto especial no dia 21 de junho, terça, às 19h, no Centro de Artes UFF, em Niterói.

O concerto ocorre exatamente 40 anos depois da data em que o Música Antiga da UFF se apresentou pela primeira vez. Nesta noite de celebração, o conjunto interpreta uma seleção de peças emblemáticas da renascença inglesa, tocando obras de William Cornysh, Anthony Holborne, John Dowland, Thomas Morley e, inclusive, peças do rei Henrique VIII, como Blow thy Horn e Pastime, que foram temas de dois videoclipes do grupo nos anos 1980. O concerto conta também com a participação de músicos convidados e alguns ex-integrantes que se aposentaram, como Marcio Paes Selles, Lenora Mendes e Virginia Van der Linden. Os ingressos da apresentação custam R$ 10 e estão à venda na bilheteria do Centro de Artes UFF.

A história do grupo iniciou em 1981, com a criação de um conjunto de flauta doce liderado por Marcio Paes Selles na UFF.  O concerto de estreia do conjunto se deu no Cine Arte UFF no dia 21 de junho de 1982. No ano seguinte, novos integrantes chegaram, outros instrumentos foram incorporados e o grupo começou a ganhar notoriedade, sendo contratado pela Universidade em dezembro de 1984.

Desde então, o Música Antiga da UFF busca recriar a sonoridade da Idade Média e do Renascimento, encantando o espectador com as músicas e o fascínio das histórias que compõem seus ricos repertórios, resgatando e transmitindo não apenas a música, mas também o contexto histórico e cultural dessas épocas. O grupo vem atuando há 40 anos na consolidação do ensino, da pesquisa e da extensão, realizando um trabalho de formação de plateia e de conexão da universidade com a sociedade.

Em 2018, o Música Antiga da UFF foi destaque do documentário “A Música do Tempo: do sonho do império ao império do sonho”. O documentário musical, com direção cinematográfica de João Velho e protagonizado pelo grupo, tem entrevistas com seus integrantes e o registro do concerto “O Sonho do Império e o Império do Sonho”. O programa do concerto tem como temática a mitologia em torno do Quinto Império e do Sebastianismo, desde as suas origens na corte portuguesa, entre os Séculos XV e XVI, até o culto de Rei Sebastião na religião de Tambor de Mina, no Maranhão. O filme inclui depoimentos e imagens da visita do conjunto ao cravista Roberto de Regina (construtor do primeiro cravo brasileiro e de um museu dedicado à arte barroca e renascentista). O filme foi exibido em festivais e exibido no circuito brasileiro.

Concerto

40 anos do Música Antiga da UFF

Música Antiga da UFF: Cecilia Aprigliano, Leandro Mendes, Mario Orlando, Rosimary Parra, Sonia Leal Wegenast. Participação de músicos convidados e ex-integrantes do grupo.

Dia 21 de junho de 2022 – terça-feira

19h

Local: Cine Arte UFF. Rua Miguel de Frias 9, Icaraí, Niterói – RJ.

Ingresso: R$10 (preço único)

Canais de venda: Bilheteria do Teatro, em dinheiro.

Obs: Uso de máscara é obrigatório

Programa: Música inglesa da renascença

O concerto ocorre 40 anos depois da data em que o Música Antiga da UFF se apresentou pela primeira vez (21/06/1982). Nesta noite de celebração,  o grupo interpreta uma seleção de peças emblemáticas da renascença inglesa, tocando obras de William Cornysh, Anthony Holborne, John Dowland, Thomas Morley e, inclusive, peças do rei Henrique VIII como Blow thy Horn e Pastime que foram temas de dois videoclipes do grupo nos anos 1980. O concerto conta com a participação de músicos convidados e alguns ex-integrantes que se aposentaram como Marcio Paes Selles, Lenora Mendes e Virginia Van der Linden.

Obras:

Now is the month of maying

The King of Denmark’s Galiard

When Daphne form fair Phoebus did fly

Galliard: Heigh ho holiday

Pavan Galliard: The Fairie-round

A Robyn, gentil Robyn

The honie suckle

The night watch Galliard

Come again

Fine knacks for ladies

Blow thy horne hunter

Pastime with good company

Greensleeves