A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio promovem o cadastramento de novos artesãos no Programa de Artesanato do Estado, em São Pedro da Aldeia, na região turística Costa do Sol. O encontro acontece nesta quinta-feira (03/06), a partir das 8h30, na Casa do Artesão,  com objetivo de mapear e desenvolver a atividade artesanal no município.

O cadastro dá direito à Carteira Nacional do Artesão, documento que reconhece a atividade como profissão. A carteira também é reconhecida como documento de identidade, permite que o artesão participe de feiras nacionais e estaduais, tenha acesso ao microcrédito orientado produtivo, a cursos de qualificação estaduais e federais e apoio em feiras municipais.

O projeto também dará a oportunidade para o artífice que se inscreveu antes de 2015 atualizar seus dados. Para realizar o procedimento, basta levar a documentação necessária. Ao chegar, os artesãos vão assistir a uma apresentação e, em seguida, farão o cadastramento online.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Sávio Neves, o artesanato é responsável pelo sustento de muitas famílias.

“Implementar ações para estimular o artesanato fluminense e mensurar a demanda, possibilita avançar no processo de tornar o artesanato local atividade econômica geradora de desenvolvimento e empreendedorismo”, avaliou Neves.

O artesão deve comparecer ao local munido de uma foto 3×4 recente, cópias do comprovante de residência, CPF, RG, PIS/PASEP ou a última contribuição do INSS (caso tenha). O Programa segue as diretrizes do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do governo federal.

 

Serviço

Evento: Cadastramento no Programa de Artesanato do Estado

Local: Casa do Artesão – Praça Hermógenes Freire de Costa

Data: 3 de junho/2022

Horário: 8h30

Documentação necessária: uma foto 3×4 recente, cópias do comprovante de residência, CPF, RG, PIS/PASEP ou a última contribuição do INSS (caso tenha).

 

Crédito fotográfico: imagem divulgação