Com o coro “Brizola presente!” foi inaugurada,  no último  dia 24/5, a mostra “100 anos Brizola”, no Solar do Jambeiro, no Ingá. Com  entrada franca, a Mostra estará aberta ao público até 26 de junho.

A Mostra de fotos e vídeo expõe a trajetória de Leonel Brizola, desde o seu nascimento em Itagiba, no Rio Grande do Sul, a revolução na Educação com os Cieps, o trabalho como governador do Estado do Rio e sua luta pela legalidade, pela justiça social e pela Democracia.

Presentes várias autoridades e na mesa principal, Lula Basto, diretor do Solar do Jambeiro, a deputada Martha Rocha, o ex-deputado Trajano Ribeiro e o primeiro diretor de um Ciep, o professor Anibal Silveira.

Trajano fez um histórico da vida de Brizola e suas principais intervenções e lutas pela legalidade no País. O professor Anibal, emocionado, relatou detalhes de como o primeiro Ciep, há 32 anos,  foi inaugurado e a presença de personalidades ilustres visitando a escola integral como Ted Kennedy. Lembrou também de um  estudante que numa sexta-feira  não queria ir embora da escola e parecia triste, e ele então perguntou:

– Acabou a aula, por que você não quer ir pra casa?

Ele respondeu:

– Porque hoje é sexta e tenho que ir para casa. No final de semana é tão triste na minha casa.

A Deputada Martha  Rocha destacou Brizola como a maior liderança trabalhista desde Getúlio Vargas e o retrocesso na educação com o fim dos Cieps. Brizola Neto lembrou que Brizola sempre foi um líder e um político coerente, corajoso, em defesa dos excluídos, dos trabalhadores e da democracia.

Presentes entre outros, o ex-prefeito Godofredo Pinto, o vereador Binho Guimarães, vereador  Jonathas, vereador Julio, vereador Marcos Sabino, Maria José Latgê, Miguel Vitoriano.

 

Crédito fotográfico:  Luiz Ferreira