A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio vão entregar 48 novas Carteiras Nacional do Artesão, em Volta Redonda, região turística Vale do Café, nesta sexta-feira (dia 20/5). O documento, de âmbito nacional e gratuito, reconhece a atividade como profissão e proporciona ainda, benefícios com instituições parceiras do Programa de Artesanato Estadual do Rio de Janeiro, coordenado pela Setur-RJ.
A carteira é reconhecida como documento de identidade, permite que o artesão participe de feiras nacionais e estaduais, tenha acesso ao microcrédito orientado produtivo, a cursos de qualificação estaduais e federais e apoio em feiras municipais.
O primeiro passo para a Carteira Nacional do Artesão é o cadastro dos profissionais junto ao Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro. Além de mensurar a demanda, o método agiliza o processo para a emissão do documento nacional. O objetivo é reconhecer o artesanato local como uma atividade econômica geradora de desenvolvimento e empreendedorismo.
De posse da carteira, o artesão é reconhecido profissionalmente e aumenta as possibilidades de venda e divulgação dos seus trabalhos.
Para o subsecretário de Grandes Eventos, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), Marcelo Monfort, a iniciativa oferece novos horizontes a esses profissionais.
“Com a carteira, os artesãos se fortalecem, porque ganham visibilidade, geram novas oportunidades de negócios, viabilizam crédito e, consequentemente, aumentam suas rendas e movimentam a economia local”, conclui Monfort.
Nesta quinta-feira (19), estão sendo feitas renovações de carteiras e novos cadastros de artesãos.
Santa Maria Madalena cadastra artesãos
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio promoveram o cadastramento de 120 novos artesãos no Programa de Artesanato do Estado, em Santa Maria Madalena, na região turística Caminhos da Serra, de 16 a 18/05. O objetivo do programa é mapear e desenvolver a atividade artesanal nos municípios fluminenses. O cadastro dá direito à Carteira Nacional do Artesão, documento que reconhece a atividade como profissão.
Chamou a atenção dos organizadores a quantidade de jovens que fizeram o cadastro. Do total de novos cadastros, 30 são de jovens com idade entre 17 e 20 anos. Escultura em pedra, bordado, marcenaria, crochê foram os que tiveram mais inscrições.