Há 45 anos Niterói teve um sambodrómo, onde hoje é o Caminho Niemeyer, com uma estrutura que atraiu turistas do Rio para Niterói. Na ocasião, nosso desfile foi projetado nacionalmente com a declaração do escritor Jorge Amado de que “o carnaval de Niterói é o segundo do País”. Depois voltou para a Avenida Amaral Peixoto com arquibancadas, camarotes, decoração. Na Avenida Amaral Peixoto teve grandes desfiles. Com o tempo foi minguando e enfraquecido pela ida das escolas tradicionais, Viradouro e Cubango, para desfilarem no Rio e depois a Sosssego. Quase tudo desceu ladeira abaixo e o desfile oficial passou para a Rua da Conceição.
Aos poucos, as mudanças começaram a aparecer com os vereadores Carlos Magaldi e Paulo Bagueira. Perdemos Magaldi mas a luta continuou com Bagueira, já presidente da Câmara de Vereadores e hoje como vice-prefeito. Ganhou ainda mais peso com o peso com apoio do então prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.
Devido a pandemia não houve desfile no ano passado. Este ano, o prefeito Axel Grael faz história levando o desfile das escolas para o Caminho Niemeyer, . com um salto de qualidade na estrutura e nas apresentações das escolas.
A transferência da Rua da Conceição para o Caminho Niemeyer muda todo o planejamento e deve ser o caminho para um local definitivo do desfile oficial das escolas de samba de Niterói. Com certeza, renascendo o sonho de Ismael Silva, há 94 anos, de Niterói ser a pioneira e a capital do samba do País.
Homenagem
O jornalista Mário Dias, apaixonado pelo samba, escolas, principalmente a Cubango e os desfiles, foi homenageado no Caminho Niemeyer: a Passarela do samba será oficializada “Passarela do samba jornalista Mário Dias. Ele também foi homenageado