Começou nesta quarta-feira (dia 16/3), em Niterói, mais uma etapa do Desafio Solar Brasil (DSB), uma competição de barcos movidos a energia solar, que reúne estudantes. técnicos e professores com equipes de diversos estados brasileiros. O dia de hoje foi dedicado para que os participantes realizassem testes de provas, aclimatação e ajustes dos barcos.

Hoje  de amanhã (dia 17/3), as competições acontecem às 10 e 16 horas, quando os barcos serão colocados na água para início das avaliações de melhor performance. O evento começou no Dia Nacional de Conscientização das Mudanças Climáticas e termina no dia 22/3, Dia Mundial da Água. Até lá, diversos eventos, palestras e rodas de conversa sobre sustentabilidade serão realizadas além de show intimistas com artistas de Niterói.

O Desafio Solar está sendo realizado pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria do Clima, e é um projeto de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Niterói está sediando uma das etapas do Brasileiro.

O evento foi aberto pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, pelo o secretário do Clima, Luciano Paez, e Walter Suemitsu, coordenador geral do projeto e Decano do CT/UFRJ, entre outras autoridades.

“Niterói é uma cidade com mais de 50% de áreas de conservação. A sustentabilidade é o nosso caminho .Temos tradição e somos referência nessa área e como cidade inteligente . É de extrema importância realizarmos esse evento na cidade pois mostramos mais de perto para a população a importância hoje para o mundo da utilização da energia solar. Estamos em um ponto de evolução que todos os mecanismos nos mostram que é muito possível a substituição de elementos, num caminho totalmente sustentável.  Em Niterói temos um Médico de Família com prédio  sustentável com energia solar.Esse evento integra sustentabilidade e tecnologia .Competições  assim mostram isso para outras gerações .A energia solar já faz parte do cotidiano das pessoas hoje em dia . O futuro é sustentável  ” observou o prefeito Axel Grael, reiterando que o município continuará apoiando projetos e eventos deste porte.

As 14 equipes começaram o dia saindo da Ilha do Fundão no Rio de Janeiro em barqueata em direção à Praça do Radioamador, em São Francisco, onde foram montadas as baias para a competição. O secretário municipal do Clima de Niterói, Luciano Paez, afirma que o Desafio Solar Brasil interdisciplinar chama a atenção para a importância da utilização de energia limpa e sustentável e baixa utilização de carbono no dia a dia.

“Começamos o evento em um dia emblemático, que chama a atenção para as mudanças climáticas, e a competição será finalizada também em uma data importante, que chama a atenção sobre a água. Essas iniciativas são necessárias para chamarmos a atenção do quanto precisamos trabalhar pela preservação e sustentabilidade e que o planeta precisa urgente desta mudança de mentalidade “observou Luciano Paez.

Os barcos são construídos especificamente para essa competição, que terá como ponto de concentração a Praça do Radioamador. Segundo os organizadores, 14 equipes estarão competindo para descobrir quem tem o melhor desempenho e domínio sobre a montagem e construção de embarcações movidas a energia solar, estratégias de competição, organização e gerenciamento energético.

“Esse apoio que a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria do Clima, dá para o evento é muito importante. Isso coincide com a retomada das atividades presenciais dos estudantes. Esse evento não é só uma competição de barcos. É uma forma de também divulgarmos a ideia de sustentabilidade, a questão da geração com painéis solares. É importante também para os alunos que aprendem a montar os barcos e resolverem problemas”, destacou Walter Suemitsu, coordenador geral do projeto.

O diretor de Eventos da Neltur, Marcelo Maia,  o Peró, destacou a importância do evento para a cidade e para o turismo. “Niterói além de sua vocação para o mar, tem todo potencial para avançar no Ecoturismo, trabalhando que já está sendo desenvolvido pela Neltur”, ressaltou.

Hoje a roda de conversa  foi sobre  Energia e tecnologia de embarcações, com: Rafael Coelho (Tide Wise); André Araújo (UFF); Gustavo Leal (DSB); Lars Grael, velejador, e Walter Suemitau (UFRJ).

Outras atividades –O evento conta também com o apoio da Fundação de Arte de Niterói (FAN) e da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) que montou um CAT (Centro de Atendimento Turístico), além de um tour com os participantes até a trilha do platô, no Parque da Cidade.Quem for ao evento no dia 19/3, poderá se inscrever no CAT da Neltur, para participar de um EcoTur no dia 21, saindo da Praça do Rádioamador indo até a trilha dos Platôs, no Parque da Cidade. Este EcoTur será realizado por duas vans que levarão grupos formados por até 20 pessoas, nos horários de 9h e outro 11h.

 

Programação de eventos paralelos:

Rodas de conversas:

Dia 17/3 – Mudanças climáticas e recursos hídricos: Christiane Bernardo (Presidente do Comitê da Região Hidrográfica da Baía de Guanabara); Samuel Gonçalves (Confederação Brasileira de Vela); Francisca Dalila Menezes Vasconcelos, Analista de planejamento e gestão do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor – Fortaleza-CE), e Marcos Freitas (VIG/UFRJ).

Dia 18/3 – A importância da Educação Climática: Vinícius Wu (Secretário de Educação de Niterói); Luciano Paez (Secretário do Clima de Niterói); Sergio Besserman (Professor da PUC, coordenador estratégico do Climate Reality Project Brasil, curador de clima e sustentabilidade do Museu do Amanhã).

Dia 19 – A Década dos Oceanos e eventos extremos: Eduardo Bulhões (UFF); Paulo Hargreaves (UFRJ); Cel Walace (Secretário Municipal de Defesa Civil e Geotécnica de Niterói).

Dia 20/3 – Uso Sustentável dos Territórios: Walter Plácido Teixeira Júnior (Lavoro); Dayse Monassa (Secretária Municipal de Conservação e Serviços Públicos de Niterói); Luciano Paez (Secretário do Clima de Niterói).

Dia 21/3 – Meio Ambiente e Resíduos: Luiz Fróes (presidente da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói – Clin); Rafael Robertson (Secretário de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói); Ricardo Bonfin (Enel); Luciano Paez (Secretário do Clima de Niterói).Todos os dias, às 18h, músicos da cidade se apresentarão de uma forma mais intimista (voz e violão), com a seguinte programação gratuita:

17/03 – Rodrigo Chaudon

18/03 – David Emannuel

19/03 – Vini Arouca

20/03 – Gê Amora

21/03 – Davi Damasceno com Marcelo Banana

22/03 – Eduardo Camacho