Quando perguntados sobre a possibilidade de voto na próxima eleição para governador do estado do Rio de Janeiro, 35% do eleitorado afirma que poderia votar em Rodrigo Neves, ex-prefeito de Niterói. O pré-candidato a governador do PDT é conhecido por apenas 65% do eleitorado, o que lhe da ainda uma ampla margem de crescimento durante o período eleitoral que se aproxima.
O deputado federal Marcelo Freixo, pré-candidato pelo PSB, aparece com 28%, mas como já é conhecido por 86% do eleitorado não tem a mesma margem de crescimento que Neves. O atual governador e pré-candidato pelo PL, Claudio Castro, aparece nove pontos percentuais atrás de Neves e dois pontos percentuais atrás de Freixo, com 26%, sendo conhecido por 66% dos entrevistados, mesmo estando no cargo de governador há um ano e meio, desde agosto de 2020.
O mesmo quesito da pesquisa mostra que Freixo tem o mais alto índice de rejeição entre os três pré-candidatos que lideram a pesquisa: 45% dos eleitores do estado do Rio de Janeiro dizem que não votariam no candidato do PSB. A rejeição de 33% dos eleitores também dificulta o crescimento de Castro. Enquanto isso, Rodrigo Neves é o pré-candidato melhor posicionado, com a menor rejeição entre os três: 27%.
Na pesquisa estimulada, quando o entrevistador cita os nomes de quatro pré-candidatos, Freixo e Castro empatam com 25% das intenções de voto, Rodrigo Neves aparece com 11% e Paulo Ganime (Novo) com 1%.
A pesquisa eleitoral de intenção de votos divulgada nesta terça-feira, 15 de março de 2022, foi realizada pelo Instituto Real Time Big Data, que ouviu 1.500 eleitores do estado do Rio de Janeiro com 16 anos ou mais, entre 12 e 15 de março. As entrevistas foram realizadas por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O registro da pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral é RJ-00573/2022.