Ícone da música brasileira, Elza Soares faleceu hoje (dia 20/01). A família da cantora deu a notícia por meio das redes sociais, afirmando que ela morreu de causas naturais.

“É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, diz o comunicado, assinado por Pedro Loureiro, Vanessa Soares, familiares e assessoria de Elza.

“Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação. A amada e eterna Elza descansou, mas estará para sempre na história da música e em nossos corações e dos milhares fãs por todo mundo. Feita a vontade de Elza Soares, ela cantou até o fim”, completa a nota.

Elza nasceu na Zona Norte do Rio de Janeiro e começou sua carreira no samba nos anos 60, cantando sambalaço com “Se Acaso Você Chegasse”. Ao todo, foram 34 discos lançados, e em toda a sua carreira musical a cantora explorou ritmos além do samba, como o jazz, o hip hop, música eletrônica e funk. 

Ela foi pioneira no mundo do samba, conduzindo, no gogó, a Salgueiro para a vitória em  1969. Ao som de “Bahia de Todos os Deuses”, Elza abriu espaço para muitas outras ao ser a primeira mulher negra a interpretar um samba-enredo em um desfile de escola de samba. 

A cantora ainda traz em sua trajetória uma música sobre Niterói, “Mambo da Cantareira”: 

Vou atravessar o mar/

Cantareira/

Vou atravessar o mar/

Cantareira/

Só vendo como é que dói/

Só vendo como é que dói/

Trabalhar em Madureira, viajar na Cantareira/

E morar em Niterói, iê