A queima de fogos de artifício em dez pontos da cidade marcou o Réveillon da Esperança e a chegada de 2022 a Niterói. Sem os tradicionais shows da virada de ano na Praia de Icaraí, ainda em razão da pandemia do novo coronavírus, os pontos de queima de fogos foram escolhidos de forma estratégica para evitar uma grande circulação de pessoas.
O espetáculo pirotécnico aconteceu na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Barreto; no Mirante da Vila Ipiranga, no Fonseca; no Parque Esportivo do Caramujo; no reservatório de Água do Badu, em Pendotiba; no monumento Nossa Senhora Auxiliadora, em Santa Rosa; no Macquinho, no Morro do Palácio, no Ingá; no reservatório de água do Morro do Cavalão, em Icaraí; no Forte do Pico, em Jurujuba, no reservatório de água de Camboinhas; e no Loteamento Boavista, em Itaipu. A queima de fogos foi patrocinada pela concessionária Águas de Niterói.
Os fogos de artifício foram colocados em locais seguros para a população e sem risco para o meio ambiente. Outra preocupação foi garantir uma boa visibilidade. A queima de fogos aconteceu de forma simultânea nos dez pontos e durou cerca de 12 minutos. Os fogos de artifício foram de baixo estampido, para evitar poluição sonora e preservar, sobretudo, idosos, enfermos e animais domésticos.
O prefeito Axel Grael afirmou que, em 2021, Niterói superou muitos obstáculos, principalmente a pandemia, e que, em 2022, a cidade está pronta para recuperar a sua economia e gerar empregos.
“O ano de 2021 foi muito difícil e de muitos desafios. Enfrentamos uma pandemia que, com certeza, é o maior desafio da nossa geração. Niterói se destacou no combate à pandemia. Temos uma das melhores coberturas vacinais. Todo o esforço valeu a pena e, agora, a gente entra cheio de esperança em 2022. Estamos trabalhando para que seja o ano da retomada da economia, do emprego e do cotidiano das pessoas. Depois de tudo que passamos, o que vem pela frente tem que ser melhor. Niterói vai continuar avançando no caminho da justiça social e da sustentabilidade”, afirmou o prefeito.
Cada um dos dez pontos teve uma tonelada e meia de fogos em várias cores, com o predomínio do dourado, e que formaram figuras de flores, estrelas e cometas. Os fogos tiveram alcances de 120 e 80 metros, o que corresponde a prédios de 40 e 26 andares. Cada ponto teve o apoio de dois bombeiros com todos os equipamentos necessários.