A Câmara de Vereadores de Niterói confirmou nesta segunda-feira a aprovação por unanimidade pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) das contas de 2020 da Prefeitura de Niterói, último ano da gestão do prefeito Rodrigo Neves à frente do município. Com isso, as oito prestações de contas anuais enviadas aos órgãos de controle ao longo da gestão de dois mandatos de Rodrigo Neves foram aprovadas.
O ex-prefeito comentou o resultado positivo: “Este é o reconhecimento de um governo sério e honesto, que teve uma gestão fiscal responsável nos últimos oito anos. Cumprimos todas as leis da Administração Pública com retidão, transparência e eficiência. Colocamos a cidade novamente em trajetória de desenvolvimento sustentável e como referência em qualidade de vida no Brasil”.
Quando Rodrigo Neves assumiu seu primeiro mandato, em 2013, a Prefeitura de Niterói acumulava dívidas de curto prazo de R$ 400 milhões de reais, conforme atestado em relatório do TCE.
“A cidade estava em uma situação muito difícil, os servidores amargavam salários atrasados e os fornecedores da Prefeitura estavam sem receber. Então implementamos um Plano Estratégico, modernizamos e profissionalizamos a Administração e Niterói evoluiu ano a ano até alcançar o primeiro lugar em gestão fiscal no Estado do Rio de Janeiro”, lembra o ex-Prefeito e pré-candidato ao Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Para além de uma gestão econômica responsável e transparente, Niterói se tornou referência no país pela criação do Fundo de Estabilização Fiscal de Longo Prazo em 2017, quando o orçamento do município passou a contar com créditos dos royalties do petróleo.
“Em janeiro de 2021 entreguei a gestão de Niterói ao prefeito Axel Grael com aquelas dívidas dos governos anteriores totalmente quitadas, com a dívida líquida do município zerada e mais de R$ 1,5 bilhão em caixa”, conta Rodrigo Neves.