Com atrações plurais que traçam um panorama do teatro contemporâneo, o Festival Niterói em Cena é realizado há 13 anos no município fluminense. A 14ª edição teve início no dia 6 deste mês e segue até o dia 15 de dezembro e é composta por grupos de teatro formados, majoritariamente, por artistas da cidade de Niterói, iniciativa que pretende auxiliar a classe artística local, prejudicada pela pandemia.
A seleção das atrações dessa edição foi realizada pelo curador Duda Woyda. São oferecidas quatro mostras. Na programação, espetáculos, cenas curtas e cenas curtíssimas, em um formato híbrido. Com um total de 41 atrações gratuitas. A parte presencial do evento, realizada na Sala Nelson Pereira dos Santos, é composta por: ‘Mostra Cenas Curtas’, que reúne 14 cenas, entre 10 e 20 minutos, e aconteceu de 6 a 8 de dezembro; e a ‘Mostra Palco’, com 3 espetáculos, vai de 13 a 15.
A parte virtual é composta por: ‘Mostra Teatro em Casa’, com 4 espetáculos, que vão poder ser vistos pelo canal do Youtube do Festival e pelo WhatsApp (informações no site) e ‘Mostra Curtíssima’, que contará com a exibição de 20 vídeos de cenas de até um minuto, exibidos ao longo do evento, por meio das redes sociais do festival. Programação em www.niteroiemcena.com.br.
“Estou muito feliz e honrado em poder devolver para os artistas da minha cidade, onde tudo começou há 14 anos, um pouco do tanto que já me deram através do apoio e participação em todas as edições anteriores. O 14º Niterói em Cena vai mostrar que Niterói sabe fazer teatro de qualidade e o público assistirá a grandes trabalhos!”, ressalta o diretor do festival, Fabio Fortes.
Ficha técnica:
Diretor geral: Fabio Fortes
Diretora de produção: Vivian Sobrino
Produtores: Rodrigo Sundin e Thaynná Curcino
Assistentes de produção: Mel Gomes e Yuri Casimiro
Designer gráfico: Tairone Vale
Coordenadora de mídias sociais: Letícia Leiva
Coordenador técnico de plataformas virtuais: Rodrigo Sundin
Curador: Duda Woyda
Coordenadora de Acessibilidade: Stephannie Carvalho
Protocolos sanitários:
O evento acontece sob vigência do novo protocolo de saúde da cidade de Niterói, seguindo todas as medidas de segurança sanitária, como a obrigatoriedade do uso de máscara. De acordo com o Decreto Municipal 14.142/ 2021, é necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto.
Serviço:
14º Niterói em Cena – Uma Ponte para Nós
Data: De 6 a 15 de dezembro de 2021
Ingressos: gratuitos
Para os eventos, na Sala Nelson Pereira dos Santos (Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos – Niterói), serão distribuídas senhas 1 hora antes do início do espetáculo, na bilheteria.
Programação por dia, das próximas programações, na Sala Nelson Pereira dos Santos:
13 de dezembro
20h – Mostra Palco (Sala Nelson Pereira dos Santos). Apresentação do espetáculo ABRIGO (Veredas Coletivo Teatral).
14 de dezembro
20h – Mostra Palco (Sala Nelson Pereira dos Santos). Apresentação do
espetáculo O OMBRO DE UMA MULHER, O MUNDO NÃO ERA PARA DEBUTANTES (Arual Produções).
15 de dezembro
20h – Mostra Palco (Sala Nelson Pereira dos Santos). Apresentação do
espetáculo HISTÓRIAS PRETAS (Amaury Lorenzo).
06 a 15 de dezembro
Ao longo do evento, a qualquer dia e horário, serão exibidos nas redes sociais do Niterói em Cena (https://www.instagram.com/niteroiemcena/ e https://www.facebook.com/Niteroiemcena), os 20 vídeos da Mostra Curtíssima, com as cenas de até 1 minuto.
SINOPSES DAS ATRAÇÕES PRESENCIAIS, NA SALA NELSON PEREIRA DOS SANTOS:
Mostra Palco
– Abrigo
Grupo: Veredas Coletivo Teatral
Direção: Reinaldo Dutra
Elenco: Aman Moraes, Bia Ribeiro, Emiliano Fischer, Jéssica Barreto, Michael Alves e Sandro Toledo
Tempo de duração: 60 minutos
Classificação etária: livre
Sinopse: No subúrbio de uma metrópole brasileira, uma família é desapropriada de sua casa para a construção de uma obra pública. Mal indenizados, vagam pela cidade à procura de um abrigo e acabam dormindo nas ruas. Vítimas da violência urbana, retornam às ruínas do lugar que um dia foi sua morada e tentam reconstruir seus sonhos e seus desejos a partir dos escombros.
– O ombro de uma mulher, o mundo não era para debutantes
Grupo: Arual Produções
Direção: Dárdana Rangel
Texto: Dárdana Rangel e Dimas Daniel
Elenco: Ana Lima, Anique Pessanha, Bruna Machado, Dárdana Rangel, Érika
Mourão, Gabriela Pazini e Luma Rangel
Tempo de duração: 60 minutos
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: A peça narra a trajetória de uma importante líder política e provoca uma reflexão sobre a resistência da sociedade à conquista de espaços de poder pela mulher e a pluralidade do universo feminino. A dramaturgia constrói-se pelo viés político, sem apagar questões pessoais. Sete atrizes, com uma construção de texto absolutamente fiel às falas da referida líder, que trazem à reflexão questões essenciais ao amadurecimento da Democracia.
– Histórias Pretas
Texto e direção: Amaury Lorenzo
Preparação de Elenco e Supervisão – Cátia Costa
Percussão e Griot Senegalês – Papa Babou Seck
Elenco – Gabriel Sednem, Victor Braga
Tempo de duração: 60 minutos
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: Espetáculo performance sobre a urgente necessidade em falar dos corpos pretos, de ancestralidade, de diásporas, de apagamentos, de rituais, de negritude. Enquanto um dos pilares da formação brasileira, enquanto agente social econômico no mercado de trabalho e enquanto elemento discriminado e marginalizado estruturalmente no Brasil, o corpo preto e suas empretecidas histórias sobem ao palco. Para a guerra.
Programação completa em www.niteroiemcena.com.br.