A Comissão Especial de Enfrentamento à Miséria da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realiza audiência pública, hoje, terça-feira (dia 6/12), para homenagear 36 movimentos sociais engajados na luta solidária pela alimentação da população em situação de extrema pobreza. Na ocasião será lançada a Frente Parlamentar de Combate à Fome no Estado do Rio de Janeiro. A reunião ocorre no auditório do 21° andar do Edifício Lúcio Costa, sede da Alerj, com transmissão ao vivo pela TV Alerj e pelo YouTube da Casa.
“Essa atividade acontece pela necessidade de fortalecermos muito mais a luta contra a miséria e a fome no nosso estado. Vamos apresentar um balanço do trabalho da comissão, com a identificação dos seus limites e possibilidades, além de avançarmos para o anúncio de alguns encaminhamentos concretos para que o Estado cumpra a sua parte no desafio de deter e superar o avanço tenebroso da miséria e da fome no Rio”, explica a presidente da comissão, deputada Renata Souza (PSol).
Ao final da atividade, às 12h, está prevista a instalação de uma cozinha solidária itinerante na entrada da Alerj, na Rua d’Ajuda. A ação será organizada por representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MTST), em protesto contra a fome.
Estarão presentes na audiência o deputado Waldeck Carneiro (PT); o vereador Dr. Marcos Paulo (PSol); o representante da Ação da Cidadania, Rodrigo (Kiko) Afonso; a representante do Instituto Fogo Cruzado, Maria Isabel Couto; o ouvidor da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Guilherme Pimentel; a coordenadora do Laboratório de Dados e Narrativas Sobre Favelas e Periferias (LabJaca), Luana Carvalho; além de representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MTST) e da Rede Jubileu Sul.