Neste domingo ensolarado (dia 5/11), um campo de futebol montado no Caminho Niemeyer, administrado pela Prefeitura de Niterói, recebeu as “Donas do Jogo”, as estrelas da seleção brasileira de futebol feminino Marta, Debinha e Cris. O torneio de ‘Mano a Mano’ contou com três times, nomeados de ‘Brabas do Empoderamento’, ‘Feras do Respeito’ e ‘Rainhas da Igualdade’ e tinha como um dos objetivos chamar a atenção para a representatividade do futebol feminino, buscando mais igualdade e respeito nesse esporte que é paixão nacional.
O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a vocação da cidade para o esporte e a boa infraestrutura hoteleira e de espaços para abrigar eventos de todo tipo. Além disso, ele reforçou o cuidado neste momento de retomada da economia, do cotidiano das pessoas, das atividades e dos eventos.
“É importante que a gente vá gradativamente e seguindo com os cuidados sanitários. Este é um evento que deu uma grande visibilidade para Niterói. O espaço do Caminho Niemeyer está sendo cada vez mais reconhecido como um espaço privilegiado para receber esses eventos, com uma vista maravilhosa e de fácil acesso para o público e os participantes. Sou de uma família de esportistas. Aprendi desde cedo o poder transformador do esporte. Um evento como este contribui para fazermos de Niterói uma cidade cada vez mais humana e solidária, que reconhece o papel da mulher na sociedade”, disse o prefeito que lembrou ainda que eventos desse porte movimentam a nossa cidade e a nossa economia.
O evento ocorreu seguindo todos os protocolos sanitários, como o uso de máscaras e o limite de público. Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, essa tem sido uma grande preocupação na retomada das atividades.
“Sabemos da nossa responsabilidade. Niterói deu exemplo no trabalho com a pandemia e baseado nisso estamos agindo com cautela, mas trazendo de volta as atividades esportivas. Niterói tem esse potencial para o esporte e trazer o ‘Mano a Mano’ é mais um exemplo de como a cidade tem sido respeitada dentro do nosso país. Niterói tá sendo prioridade para muitos eventos que vem acontecendo e que vão acontecer. Isso é um motivo de muita alegria. Além disso, é também uma forma de mostrar mais igualdade com o esporte feminino que sempre foi tão discriminado”, contou o secretário.
O campeonato deste ano já é a sétima edição do ‘Mano a Mano’. Com a vista para a Baía de Guanabara, um mini campo de futebol foi montado no espaço do Caminho Niemeyer. A presidente do Grupo Executivo do Caminho Niemeyer, Barbara Siqueira, reforçou a importância de atividades como essa para o empoderamento, destacando o protagonismo feminino.
“É um prazer enorme receber a primeira grande atividade esportiva desta retomada do novo normal aqui no Caminho Niemeyer. É uma honra, principalmente por ser um evento esportivo feminino e com essas grandes jogadoras que representam nosso país pelo mundo. Queremos construir uma Niterói cada vez mais criativa, atrativa e que seja para todos e todas, com empoderamento e respeito. Esse evento mostra que nós mulheres podemos estar onde nós quisermos”, destacou Bárbara.
O ‘Mano a Mano’ contou com três times de quatro jogadoras cada (três titulares e uma reserva). As equipes jogaram entre si partidas de sete minutos de duração e as duas melhores equipes foram para a grande final, que teve dez minutos e foi decidida nos pênaltis. Mesmo não vencendo o torneio, Marta, a rainha do futebol, foi aclamada pela torcida a todo tempo, que vibrou e gritou seu nome. Segundo ela, eventos como este são importantes para engrandecer a luta da mulher no esporte.
“Eventos como esse mostram que a gente está no caminho certo. A gente luta por igualdade e respeito, então essas atividades só têm a engrandecer o momento do futebol feminino, do esporte e da mulher como protagonista no esporte. Que seja um evento pioneiro e que a gente possa presenciar vários outros porque é importantíssimo”, declarou a atleta que já foi eleita seis vezes a melhor jogadora pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
O torneio de hoje contou com três equipes. O Brabas do Empoderamento teve Marta, Vitoria de Jesus Santos, Byanca Beatriz Alves de Araújo e Beatriz Pereira dos Santos. O time Feras do Respeito contou com Cris, Julia Bianchi, Maria Luiza Schwaizer e Vivian Cardoso Dos Santos. Já o Rainhas da Igualdade teve Debinha, Maria Luiza Souza Nogueira, Bruna Santos Nhaia e Patrícia da Silva Sochor em sua escalação e foi o campeão do dia. A plateia reuniu crianças de alguns projetos sociais de Niterói que puderam ver seus ídolos de perto.
O ‘Mano a Mano’ é um evento criado pela Dream Factory e pela X3M, baseado na disputa entre atletas de alta performance, em um local inusitado montado especialmente para o projeto. A primeira edição, em 2013, trouxe Usain Bolt para uma prova de atletismo. O jamaicano retornou nas duas edições seguintes, em 2014 e 2015. Em 2016 e 2017, o desafio contou com o velocista norte-americano Justin Gatline, em 2018, a competição foi nas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas, com o duelo entre Isaquias Queiroz e o alemão Sebastian Brendel na canoagem.