Proteção dos Direitos Humanos, liberdade de expressão e desenvolvimento com justiça social foram algum dos temas abordados pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, nesta quinta-feira (dia 2/12) na cidade de Barranquilla, na Colômbia. Mais de 200 palestrantes de todo o mundo estão reunidos no congresso bianual da World Law Congress, uma ONG com status consultivo especial junto à Organização das Nações Unidas (ONU).
Axel Grael participou de uma mesa redonda com Antonio Ramón Villaraigosa, ex-prefeito de Los Angeles (2005-2013), nos Estados Unidos, o prefeito de Lima (Peru), Jorge Muñoz Wells, a guatemalteca vencedora de um Nobel da Paz, Rigoberta Menchú, e Antonio Ledezma, ex-prefeito de Caracas (Venezuela). Eles falaram sobre os desafios enfrentados pelas grandes cidades internacionais no que diz respeito à defesa da democracia. O moderador foi o prefeito de Barranquilla, Jaime Pumarejo Heins.
“Esse debate com os prefeitos de cidades latino-americanas é um bom exemplo de como podemos construir uma sociedade cada vez mais aberta ao diálogo e unidas pela democracia. É importante fortalecer o processo de democracia, lutar contra a exclusão social e dar voz e oportunidade para os cidadãos. Niterói tem vocação para o avanço e sempre busca ações afirmativas através de políticas públicas que reforçam a luta por justiça social e o desenvolvimento sustentável. Não há outro caminho para a mudança que não passe pela democracia”, disse Axel Grael, que viajou à Colômbia a convite do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para apresentar o Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis durante o Fórum Latino-Americano de BiodiverCidades, realizado nesta quarta-feira (01/12).