A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) participam, de 2 a 5 de dezembro, do Mondial de La Bière. O evento, considerado um dos maiores festivais de cervejas artesanais, reúne fabricantes, distribuidores e importadores da bebida e será realizado na Marina da Glória.
Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, destaca a importância do evento e lembra que o Estado conta com renomadas Rotas Cervejeiras.
“O estado do Rio de Janeiro conta com mais de 100 fábricas da bebida, centenas de bares e pubs especializados e roteiros turísticos focados em experiências cervejeiras. Além disso, há diversos eventos no interior focados nesse importante segmento do turismo e da economia fluminense. Poder participar do Mondial de La Bière, apresentando as regiões turísticas do RJ e mostrar a quantidade de experiências cervejeiras que os turistas podem aproveitar, é fantástico”.
O estande da Setur-RJ e TurisRio, com 24 m², é decorado com um painel, que apresenta dados referentes à bebida no Rio de Janeiro e as três rotas cervejeiras oficiais do Estado: Cerva Sul, Rota Cervejeira RJ e Rio mais cerveja. Em relação aos dados, um dos que chama mais a atenção é o crescimento médio anual no número de cervejarias, que é de 21,4%. Outro número marcante são as 101 fábricas de cerveja que existem no Estado do RJ, o que mostra a expressividade do turismo cervejeiro. O terceiro ponto que, com certeza, vai chamar a atenção dos visitantes do evento é que, pela primeira vez, a cidade do Rio aparece em 7º lugar no top 10 de municípios com maior número de cervejarias.
O Mondial de La Biére foi idealizado no Canadá e acontece também na França e no Brasil. O evento contará com a participação de mais de 150 expositores de cervejas nacionais e importadas. Além disso, o público poderá assistir a diversos shows musicais e aproveitar as inúmeras opções gastronômicas. Serão seguidos todos os protocolos de segurança sanitária determinados, por isso é obrigatório a comprovação de vacinação na entrada e o uso de máscara.