A Orquestra Jovem de Niterói (OJN), do Programa Aprendiz Musical – iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói – realiza concerto de estreia em sua nova sede, o Teatro Popular Oscar Niemeyer, no dia 24 de novembro de 2021, quarta-feira, às 19h.
A recém-batizada OJ – anteriormente chamada de Orquestra Sinfônica Aprendiz – é resultado do trabalho contínuo de formação em música desenvolvido pelo Programa Aprendiz Musical com crianças e jovens da cidade de Niterói-RJ. Ao longo dos anos, como principal conjunto derivado do Programa Aprendiz Musical nasceu a OJN. A orquestra foi criada para permitir que os estudantes egressos das escolas municipais possam dar continuidade aos estudos musicais. Oficialmente fundada em 2007, a cada ano o grupo conta com cerca de 35 instrumentistas, com idades entre 14 e 23 anos que já apresentam nível técnico avançado.
Por meio deste Programa, desde 2001, várias gerações de pequenos aprendizes vêm recebendo sua iniciação musical dentro das escolas municipais, com diversos núcleos paralelos que promovem aulas de música, prática de instrumentos e ensaio orquestral em diferentes regiões da cidade. A passagem pela OJN proporciona o aprofundamento no aprendizado da música tanto a partir das classes de instrumentos e de teoria e percepção musical quanto, principalmente, pela prática em conjunto. Assim, aprimoram suas habilidades técnicas e artísticas, além de vivenciarem a experiência orquestral com ensaios e apresentações públicas.
No concerto de estreia e retorno aos palcos, após quase dois anos de isolamento social provocado pela pandemia de covid-19, 50 jovens fazem uma apresentação inédita sob regência do maestro Evandro Rodriguese. No repertório, Abertura Hébrida de Mendelssohn, Sonata para cello (4 movimentos) de Vivaldi, Corta jaca da maestrina e compositora Chiquinha, Turbilhão de beijos de Ernesto Nazareth, Carinhoso de Pixinguinha e a música autoral do pianista e arranjador do Programa Aprendiz, Edu Louro, Rapsódia Niteroiense – uma homenagem do Aprendiz para a cidade sorriso. Com sua organização sinfônica, a OJN contempla diferentes grupos de cordas e sopros característicos desta formação: violinos (1o e 2o), viola, violoncelo, flauta transversal, trombone, trompa, clarinete, oboé e fagote.
Desde a sua fundação, já passaram pela Orquestra Jovem de Niterói mais de 400 jovens musicistas. Vários seguiram a carreira profissional como músicos e hoje integram as principais orquestras Brasil afora; outros optaram pelo magistério e, inclusive, retornaram ao Aprendiz Musical, ocupando cargos da equipe e servindo como exemplo real para os novos entrantes. Por sinal, nos últimos anos, o Programa tem observado 100% de aprovação dos alunos do Aprendiz Musical nos Testes de Habilidades Específicas (THE) exigidos para ingresso nas universidades de música, o que comprova a qualidade técnica e eficácia pedagógica proporcionados pela participação na OJN e pela formação no Aprendiz Musical.
Ao longo de sua trajetória, a OJN já realizou mais de 150 apresentações nos principais espaços e equipamentos culturais do eixo Rio-Niterói. Seu currículo artístico inclui atividades e projetos com parceiros locais e internacionais. Por meio de acordos colaborativos, diversos alunos participaram de festivais no Brasil e no exterior, receberam workshops e masterclasses com músicos renomados, além de terem tocado com importantes conjuntos estrangeiros como a Oslo Camerata e a orquestra jovem de sopros alemã JUGGE. Realizou, ainda, concertos com grupos como AJOPES (Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica), Orquestra de Cordas da Grota, a Orquestra de Violões do Forte de Copacabana, entre outros.
O Programa Aprendiz Musical é uma iniciativa mantida pela Prefeitura de Niterói, por meio da Fundação de Arte de Niterói, que há 20 anos, celebrados em 2021, tem como missão a formação integral e cidadã de crianças e adolescentes de Niterói – RJ através da música. Seu intuito é promover educação musical de qualidade para jovens da rede municipal de ensino da cidade, garantindo o acesso à cultura e às artes – sua formação, produção e difusão. As práticas em conjunto, como o canto coral e a formação orquestral, proporcionam aos indivíduos experiências em grupo e envolvem companheirismo, escuta, trabalho em equipe, aceitação do outro em igualdade, dentre muitos outros valores e saberes, contribuindo não apenas para o desenvolvimento musical como também social e intelectual do indivíduo.
Protocolos Sanitários: De acordo com o Decreto Municipal 14.142/ 2021, é necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto. Todos os protocolos sanitários de combate à COVID-19 são seguidos. Uso obrigatório de máscara.
Serviço:
Concerto da Orquestra Jovem de Niterói
Data: 24 de novembro
Horário: 19h
Local: Teatro Popular de Niterói
Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s\n – Centro, Niterói
Duração: 70 minutos
Classificação: livre
Entrada gratuita, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado para a campanha “Niterói Solidária”
Aquisição do Ingresso, a partir do dia 22, na bilheteria do teatro ou no site da Sympla