A Secretaria de Estado de Turismo do Rio e a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro participaram   do 3º Seminário de Turismo Rural,  no município de Tanguá, na região turística Caminhos da Mata, nesta quarta-feira, dia 17/11. OP  evento teve como objetivo apontar tendências, oportunidades e os desafios que o segmento enfrenta, capacitando empreendimentos turísticos e empresários locais para o mercado atual nessa retomada do turismo pós-pandemia.

Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo, foi um dos palestrantes do evento. Em sua apresentação, abordou a campanha promocional “O Rio continua lindo. E perto!”, que engloba entre outras atrações o turismo rural em diversos municípios.

“Sabemos da força do turismo rural em nosso Estado. Por isso, estamos desenvolvendo um guia que vai ajudar a divulgar as atrações desse segmento em diversas cidades. Nosso objetivo é resgatar as raízes do interior e apresentá-las aos visitantes. Este é mais um instrumento da Secretaria de Turismo para fomentar o turismo e preparar os municípios para o cenário da retomada”.

Além do secretário, palestraram no evento Valéria Lima, diretora de Gestão e Desenvolvimento da Setur-RJ, abordando o tema “Hospitalidade: A chave para o recomeço”; Alexandre Ignácio, diretor de Operações da TurisRio, que falou sobre a “Importância da legalização”; e Nilo Sergio, chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Agricultura, que tratou dos “Desafios que do Turismo Rural”.

Além das palestras, o público presente pode conhecer mais do trabalho dos artífices locais, já que no evento havia uma feira de artesanato com comercialização de peças. O Programa de Artesanato Estadual também esteve presente com a Van Itinerante, uma loja, que leva os produtos de artesanato de vários municípios a outras cidades do Estado estabelecendo um intercâmbio comercial e cultural.

O 3º Seminário de Turismo Rural faz parte das comemorações do aniversário de Tanguá e foi realizado no Espaço Cultural Ana Maria GAC, no centro da Cidade. O evento teve como público-alvo empreendedores do turismo, profissionais e autoridades.