No dia 20 de novembro, sábado, das 16h às 18h, vai acontecer, no Solar do Jambeiro, em Niterói, o projeto “Sarau das águas escondidas” – um movimento cultural, coletivo, que reúne artistas de segmentos diversos, como música, literatura, dança, teatro e artes visuais, com curadoria do cantor Biafra e de Adriana Vaitsman, da Letras Virtuais Editora. Apresentação de Gabriela Linhares – atriz, diretora, dramaturga, educadora e produtora cultural.
A programação conta com as seguintes participações: Biafra – cantor, compositor e poeta –; José Henrique Nogueira – musicoterapeuta, mestre em educação musical e escritor –; Djailma Mendes – professora e poetisa –; Irma Lasmar – jornalista, escritora e poetisa –; Lucília Dowslley – poetisa –; Marco Guahyba – ator, poeta, diretor e mestre em Letras –; Rel Rocha – poeta, musicista, retratista, performer –; Sandro Caridade – cantor e compositor –; Vanessa Andrade – escritora, professora e contadora de histórias –; José Henrique Calazans – escritor; Marco Caco Ferreira – poeta, cantor e compositor em estilo folk, country, blues e rock –; stand up de Cadu Magalhães e Rodrigo Amem – escritores, atores e comediantes. A atividade contará, ainda, com os artistas remotos Elvio Moraes – ator, escritor e poeta – e Sol Figueiredo – poetisa e Presidente da Academia de Letras de Campos –, cujos vídeos gravados farão parte do projeto, a ser disponibilizado também, nas redes sociais da Fundação de Arte de Niterói e do Solar do Jambeiro, a partir do dia 27 deste mês.
O evento tem como objetivo principal a difusão da Cultura, por meio da amplificação das vozes dos diversos artistas, baseados na diversidade e na pluralidade de ideias. Este movimento cultural tem a proposta de apoiar diversos segmentos artísticos, valorizando os seus atores e mantendo-se como um ponto de discussão e de resistência política e social, através da arte.
“O sarau é algo informal e acontece no mês de aniversário de Niterói, que completa 448 anos no dia 22 de novembro. Então, vamos proporcionar ao público um momento único, onde diversas artes se unem, não apenas para entreter, mas para dar voz aos artistas, que têm o compromisso social de registrar a sua contemporaneidade, através do material que produzem”, explica Marcos Sabino, Presidente da Fundação de Arte de Niterói.
Assim, o “Sarau das águas escondidas” cumpre seu papel de dar vozes a favor da cultura, permeado pelo respeito às diversidades e pela discussão do papel político das artes na sociedade.
Protocolos sanitários:
O evento será realizado seguindo o protocolo sanitário de Niterói, com medidas como a obrigatoriedade do uso de máscara. De acordo com o Decreto Municipal 14.142/ 2021, é necessário apresentar o comprovante de vacinação em dia, no formato impresso ou digital, acompanhado de um documento com foto.
Ficha técnica:
Apresentação:
Gabriela Linhares
Curadoria:
Biafra e Adriana Vaitsman
Música:
Marco Caco Ferreira, José Henrique Nogueira
Rel Rocha, Sandro Praça
Poesia/textos:
Djailma Mendes
Irma Lasmar
José Henrique Calazans
Lucília Dowslley
Marco Guahyba
Vanessa Andrade
Stand Up:
Cadu Manhães
Rodrigo Amém
Participantes Remotos:
Elvio Morais
Sol Figueiredo
Realização:
FAN – Fundação de Artes de Niterói
Serviço:
Sarau das águas escondidas
Data: 20 de novembro, sábado
Horário: das 16h às 18h
Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Niterói
Entrada gratuita, sujeita à lotação, mediante a contribuição de 1kg de alimento não perecível a ser doado à campanha ‘Niterói Solidária’
Rua Presidente Pedreira, 98, Ingá, Niterói – RJ – CEP: 24210-470