As secretarias de Infraestrutura e de Saúde do Rio de Janeiro lançaram, no último dia 20 de outubro, um edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) com o objetivo de estruturar uma Parceria Público Privada (PPP) para reformar o Complexo do Souza Aguiar. No total, fazem parte do complexo, além da unidade hospitalar, o Centro de Emergência Regional do Centro e a Maternidade Maria Amélia Buarque de Hollanda.
De acordo com a Prefeitura, todos os serviços assistenciais continuarão sendo feitos pelo poder público, como o acolhimento, a avaliação de risco, os procedimentos de urgência e emergência, assim como internações e cirurgias. Já os serviços não assistenciais que entrarão na concessão são: controle de acesso, hotelaria, faturamento, tecnologia da informação, manutenção, engenharia, almoxarifado, farmácia, nutrição, coleta de resíduos, entre outros.
O objetivo é a ampliação do acesso à população de serviços de saúde de média e alta complexidade, além da melhora na assistência hospitalar e na organização do sistema de saúde. A concessão será feita pelo prazo de 20 anos, podendo ser prorrogada pelo mesmo período.