O Centro de Artes da UFF promove um evento em homenagem aos 200 anos do escritor russo Fiódor Dostoiévski, nos dias 8 e 12 de novembro. A programação e online, pelo canal do Centro de Artes no YouTube.
Dostoievski e autor de Crime e Castigo, Os Irmãos Karamázov e outras grandes obras da história da literatura. Haverá leituras dramatizadas, conferência, uma exposição, apresentações cênicas e musicais, baseados nos temas das obras dele. Como convidados, contaremos com a participação dos atores Celso Frateschi, Matheus Nachtergaele e Bel Kutner participando de mesas, apresentações e leituras dramatizadas.
A programação principal também se estrutura em apresentações musicais, círculos de diálogos sobre o autor e exposição virtual. Na programação musical em homenagem à cultura russa, o Quarteto de Cordas da UFF trará a obra de Alexandr Borodin (1833-1887), com a execução do Quarteto de cordas n° 2 em Ré Maior, 3º movimento (Notturno: Andante). Já a Orquestra Sinfônica Nacional UFF apresentará a Serenata para cordas, Op. 48, 3º movimento (Élégie: Larghetto elegiaco) de Tchaikovsky (1840-1894).
Mais que um tributo ou uma homenagem, revisitar a obra de Dostoiévski em 2021 é atender a uma reflexão necessária e atual, pois além de ampliar nosso horizonte de perspectiva em meio a uma sociedade tão conturbada, estabelece um diálogo permanente com essas questões universais no que se refere à humanidade.