A Prefeitura de Niterói, através da  Neltur, dá continuidade aos passeios pelas Trilhas que fazem parte do Projeto Ecotur Trilhas Sem Barreiras, neste final de semana, no Parque da  Cidade e no Parque Rural do Engenho Mato.  No sábado,  dia 23/10, para o passeio pelo Caminho de Darwin, o ponto de encontro será às 9h30min, no Parque Rural do Engenho do Mato, na Rua Dois, Quadra 38.  A saída será às 10h do próprio Parque Rural. Já para o passeio na Trilha Platôs,  no domingo, dia 24/10, o ponto de encontro será às  9h30min, no Parque da Cidade, em São Francisco. A saída será às 10h do próprio Parque da Cidade.

 As duas trilhas são acessíveis com 10 vagas por trilha e sendo 10% para pessoas com dificuldade de locomoção.   As informações e inscrições são através  do link: http://www.visit.niteroi.br/niteroiecotur .

Jovens e crianças na faixa etária de 10 a 16 anos só podem participar das trilhas acompanhados dos responsáveis legais, mediante autorização escrita disponível no local. Já os jovens na faixa etária de 16 a 18 anos só com autorização dos responsáveis legais.

O Ecotur é uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de  Acessibilidade,  o Clube de Montanhismo e o Parque Rural do Engenho do Mato.

 O Projeto Niterói Ecotur Sem Barreiras  oferece aos portadores  de deficiência,  visitantes e turistas, passeios guiados pelas trilhas do Parque da  cidade, gratuitos, com guias bilíngues, duas vezes por mês, sempre aos domingos, a partir das 9h, com grupos  de acordo, com o nível de cada dificuldade da trilha e com todas as ações preventivas da Covid 19. Os participantes, a cada passeio, ficarão distante um do outro  pelo menos em   2 metros.

Os portadores de deficiência são conduzidos em uma cadeira adaptada especialmente para esses passeios, conhecida como Julietti, conduzidos por guias da Neltur e do Clube de Montanhismo.

O  presidente da Neltur, Paulo Novaes, afirma  que está  se investindo   cada vez mais no potencial natural da cidade com suas trilhas, paisagens naturais, parques, para que Niterói assuma cada vez mais sua vocação para um  turismo eco-sustentável  e possibilite que os portadores de deficiência participem desta experiência única e aproveitem as belezas naturais da cidade.

Paulo acredita que o Turismo Eco-Sustentável,  pós pandemia, será um dos maiores apelos para que o turismo cresça em Niterói com todo seu acervo ambiental. “Hoje, destaca, este projeto, já tem um grande apelo”.

O Projeto    

Neste momento em que o mundo passa pela maior crise sanitária do século, a pandemia da COVID-19, o ecoturismo surge como uma alternativa ao turismo de massa, incorporando em sua concepção os princípios do turismo alternativo, buscando no ambiente natural sua adequação aos princípios de inserção social e de mínimos impactos ao ambiente e melhores condições para o distanciamento social durante a atividade turística.

Desde maio deste ano, com o objetivo de colocar o turismo como um importante agente na retomada econômica do município, no momento em que o ecoturismo é o setor que vem tomando a frente da retomada do turismo, a NELTUR vem oferecendo e realizando o projeto “Niterói Ecotur Sem Barreiras.

O Projeto consiste em ofertar à população niteroiense, aos turistas e visitantes da cidade passeios monitorados pelas trilhas da cidade. O maior diferencial da iniciativa o Niterói Ecotur Sem Barreiras  oferece  vagas de alguns dos passeios pelas trilhas da cidade para pessoas com dificuldade de locomoção, que terão disponível no local equipamento especial para trilhas denominado “Julietti”.