O jornal inglês The Guardian lançou, nessa quinta-feira (07/10), sua tradicional lista em que identifica 60 jovens que prometem se destacar ainda mais no futebol mundial. Concorreram apenas atletas nascidos em 2004, que ainda completarão 18 anos. Quatro brasileiros chamaram a atenção do jornal: o ponta-direita santista Ângelo, o centroavante botafoguense Matheus Nascimento, o atacante atleticano Sávio, e o lateral direito do Internacional Vinícius Tobias (que foi recentemente vendido ao Shakhtar Donetsk (UCR).

Mais jovem artilheiro da história da Copa Libertadores, de acordo com a lista “Next Generation 2021”, Ângelo prova sua capacidade por meio de seus resultados em campo. O jornal ressalta ainda que o estilo do jogador se assemelha ao de Rodrygo, jogador do Santos que foi vendido ao Real Madrid em 2018, com uma mistura de técnica e grande potência no drible.

O The Guardian ainda lembra que o Santos é famoso por apostar em jovens talentos, tendo como alguns exemplos em sua história estrelas como Neymar, Robinho e Rodrygo.

Sobre Matheus Nascimento, a publicação destaca o seu estilo de jogo. Além disso, o jornal afirma que considera Matheus o atacante mais promissor há anos em um país que teve problemas no ataque nas duas últimas Copas do Mundo. A trajetória do jogador para se tornar uma estrela no Botafogo começou ainda em 2015, quando tinha 11 anos e chamou atenção dos treinadores do clube. Entretanto, foi apenas no final da última e o início da atual temporada que o jogador entrou como titular alvinegro.

O site britânico ainda brinca e compara Matheus ao centroavante uruguaiano Edinson Cavani, apontando semelhanças ente o estilo de jogo e os cabelos longos dos dois. Cavani, que atualmente joga no Manchester United, assim como Matheus, começou seus primeiros passos ainda novo no futebol, acumulando expectativas e olhares de times estrangeiros. O “Pequeno Cavani” ou “Cavaninho”, segue o mesmo caminho do  Cavani “original”.

Savinho é o terceiro brasileiro que integra a “Next Generation 2021”. De acordo com o The Guardian, ele é um dos jogadores mais hábeis de sua geração. Jogando pelo Atlético Mineiro desde 2014, Savinho chamou a atenção de Jorge Sampaoli e fez sua estreia profissional em setembro de 2020 com 16 anos. O jornal ainda destaca a idolatria do jogador por Ronaldinho Gaúcho, campeão da Libertadores com o Galo, em 2013.

Vinícius Tobias fecha a participação brasileira na lista. De acordo com a publicação, Vinicius tem a história típica de um jogador de futebol brasileiro de origem pobre que via no esporte uma forma de ter uma vida melhor. Nascido em São Paulo e criado na Favela do Buraco Quente com cinco irmãos, não teve uma educação fácil. Com passagem marcada para a Ucrânia, Vinicius terá pouco tempo no elenco do Internacional. Ele foi contratado pelo Shakhtar Donetsk em julho por 5 milhões de euros e, quando fizer 18 anos, se juntará aos jogadores do time ucraniano.

“Ele é um número 10 jogando como lateral-direito”, disse Jos Boto, o olheiro do Shakhtar Donetsk que foi o responsável pela contratação de Vinicius.

 

Lista do Guardian tem quatro brasileiros | crédito: Reprodução/The Guardian