A Prefeitura de Niterói iniciou, nesta segunda-feira (dia 4/10), a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 nos profissionais de saúde das redes pública e privada da cidade. O calendário se estenderá até o dia 22 de outubro e foi dividido por ordem de conclusão da imunização. A aplicação começou com os profissionais que receberam a segunda dose antes de 11 de fevereiro.  Nesta terça-feira (05) poderão receber a dose os profissionais de saúde que completaram a imunização antes de 12 de fevereiro (confira com calendário abaixo).

Para receber a dose de reforço, o profissional de saúde precisa levar o comprovante de vínculo com unidades públicas ou particulares de Niterói, além da identidade, CPF e comprovante de que recebeu a primeira e a segunda dose.

A diretora da Maternidade Alzira Reis, a médica Adriana Cersósimo, foi uma das primeiras a receber a dose de reforço nesta segunda-feira.

“Essa dose é necessária, já que os estudos mostram que ela dá uma segurança maior depois de um tempo, e eu já tomei a segunda dose há oito meses e tenho 64 anos. Então eu já precisava desse reforço”, disse Adriana.

A médica Daniele Kelly, que atende no Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho, também foi receber a dose de reforço nesta segunda-feira.

“Graças a Deus, fomos imunizados com as duas doses e agora vim tomar a terceira para amanhã ir para o trabalho já com essa proteção adicional”, disse.

Reforço para idosos – Além dos profissionais da saúde, a Prefeitura de Niterói segue aplicando a dose de reforço em pessoas com mais de 70 anos e que receberam a segunda dose há mais de três meses, também seguindo calendário decrescente de idade.

A dose de reforço também está sendo aplicada em pessoas com alto grau de imunossupressão, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias e em idosos que tomaram a segunda dose há seis meses.

Busca ativa – Niterói também mantém a busca ativa por pessoas a partir de 12 anos que ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, além da aplicação da segunda dose. Gestantes, lactantes e puérperas contam com prioridade em três postos de vacinação.